Clube Pinheiros recebe 2ª maior potência olímpica para aclimatação

Atletas chineses de 14 modalidades utilizam os espaços de treino do clube, que é considerado o maior clube poliesportivo da América Latina / Foto: Luiz Pires / Divulgação ECP

São Paulo - Faltando poucos dias para o início do maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, que este ano acontecem no Rio de Janeiro, as delegações de todo mundo se concentram nos últimos preparativos e fase final de treinos.
 
O Esporte Clube Pinheiros, tradicional clube paulista que é considerado o maior da América Latina, recebe em suas dependências a segunda maior potência olímpica, a China.
 
No total o clube terá em seus espaços de treinos, atletas de 14 modalidades que começaram a chegar de forma gradativa desde o dia 22 de julho e devem permanecer até o dia 14 de agosto. Esgrima, Tênis de Mesa, Badminton, Vôlei, Boxe, Tae-kwon-do, Natação, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Nado Sincronizado, Levantamento de Peso, Futebol, Ginástica Artística e Luta Olímpica, são os esportes que passarão pela instituição neste período.
 
As vésperas de completar 117 anos, o Pinheiros tem o esporte no seu DNA, sendo o clube que mais forma e fornece atletas para a delegação brasileira nas grande competições mundiais. Ao longo de sua história já conquistou 10 medalhas olímpicas e pra esta edição no Rio de Janeiro, contará com 67 atletas, além de três nos Jogos Paralímpicos. E foi devido pela sua trajetória, que o clube atraiu a atenção do Comitê Chinês.
 
Durante pronunciamento na manhã deste sábado (30) o Vice-Diretor do Comitê Olímpico Chinês, Sun Yuanfu, falou sobre a estratégia da delegação para esta última fase de preparação e o porquê optaram pelo Pinheiros.
 
“Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos acontecem na América do Sul e com um voo de cerca de 22 horas, é o local mais distante que já viajamos para disputar. Com a finalidade de nos acostumarmos com as diferenças climáticas, meio ambiente e tempo, o Comitê Olímpico Chinês decidiu  construir um “Pré-Jogos Camping de Treinamento” de chineses.  Aprendendo com as experiências que tivemos com acampamento que fizemos em Leeds, para os Jogos de Londres, em 2012 e decidimos repetir a tática em São Paulo. Nós ficamos felizes por escolher o Pinheiros, primeiro porque está localizado em São Paulo, que é a maior cidade da América do Sul, além de ter um clima similar ao Rio de Janeiro. E depois por se um clube com um ambiente agradável, suas instalações são de nível mundial e a organização, a gestão, e a segurança, são  satisfatórias para nós”, declara Sun Yuanfu.
 
Na ocasião o Presidente do Esporte Clube Pinheiros, Roberto Cappellano, também aproveitou para ressaltar o quanto a estádia dos chineses é uma via de mão dupla.
 
“Nós somos um clube com 38 mil associados, que sempre trabalhou em prol do esporte, contamos com mais de 5 mil atletas, que vão desde a base até o alto rendimento. E ter aqui nas nossas dependência uma potência olímpica como a China, para nós é uma honra é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, afirma o presidente pinheirense.
 
Além de adaptações para receber algumas modalidades como o box, badminton, tênis de mesa e refeitório exclusivo para os chineses e melhorias em espaços já existentes, o Pinheiros também se preocupou em formar um grupo de voluntários entre seus associados, com a finalidade de recepcionar da melhor forma possível seus visitantes.  Com 473 medalhas (201 de ouro), estarão entre os pinheirenses 30 campeões olímpicos. Será a oportunidade de compartilhar metodologias de treinamento, preparação e história.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook