COI já toma medidas mas adia para fim de semana decisão sobre Rússia

COI decide no final de semana destino dos russos / Foto: Getty Images / Ian Walton

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Internacional (COI) resolveu adiar para o final de semana a decisão sobre a participação da Rússia nas Olimpíadas Rio 2016. Alvos de diversas acusações sobre um esquema gigantesco de doping, os russos estão prestes a ser expulsos dos Jogos Olímpicos do Rio. 

A intenção inicial do COI, de informar ainda nesta terça-feira se baniria ou não a Rússia dos Jogos, foi rechaçada. A entidade achou melhor ganhar tempo para estudar as brechas jurídicas para afastar formalmente os russos. 

A denúncia, que partiu da Wada (Agência Mundial Antidoping), em relatório divulgado nesta segunda-feira, ainda não foi investigada pelo COI. No relatório, a Wada mostra um esquema estatal para burlar o sistema de controle de doping em diversos eventos esportivos no país, inclusive os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. 

Outro motivo para o COI adiar a decisão é que na quinta-feira a Corte Arbitral do Esporte (CAS) decide se os russos dos atletismo poderão ou não competir na Rio 2016. 

Dezenas de atletas foram envolvidos no escândalo de doping na Rússia / Foto: Getty Images /  Adam Pretty

A modalidade, que já estava banida desde o início do ano pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo), tem uma chance no tribunal do esporte, que pode liberá-los para competir de maneira independente. 

"Com respeito à participação de atletas russos na Olimpíada do Rio-2016, o COI avaliará cuidadosamente o informe da Wada. A partir daí vai explorar as opções legais com respeito ao banimento coletivo de todos os atletas russos da Olimpíada de 2016 ou o direito à justiça individual. A este respeito, o COI terá de levar em consideração a decisão do CAS em 21 de julho com respeito às normas da IAAF, como também o Código Mundial Antidoping e a Carta Olímpica", afirmou o COI por meio de nota oficial. 
 
Por outro lado, o COI resolveu já anunciar algumas medidas tomadas nesta terça-feira, como por exemplo banir o Ministro do esporte da Rússia das Olimpíadas, bem como qualquer pessoa ligada ao Ministério do Esporte do país. 
 
"O COI não dará qualquer credencial para os Jogos Olímpicos do Rio para qualquer oficial do Ministério do Esporte da Rússia ou de qualquer pessoa implicada no informe da Wada", traz trecho da nota do COI. .
 
Outra medida foi não organizar qualquer evento esportivo com o selo do COI na Rússia. 
 
Veja Também: 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook