COI reconhece Kosovo como membro; país estreará em 2016

Bandeira de Kosovo deverá tremular na Vila Olímpica no Rio, em 2016

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu Kosovo como um país pleno, sendo assim o 205º membro olímpico. Colocada em votação na 127ª assembleia, em Mônaco, a proposta saiu vitoriosa e, agora, Kosovo poderá competir como uma nação independente e deverá estar presente em 2016, nos Jogos do Rio. 

A história desse reconhecimento, porém, data de 2008, quando o governo local se declarou independente da Sérvia, que logo em seguida reivindicou o território. Hoje, Kosovo é considerado um país, já que 108 dos 193 membros da Organização das Nações Unidas (ONU) o reconhecem como tal. 

Majlinda Kelmendi, judoca bicampeã mundial, foi provavelmente a principal prejudicada por Kosovo não ter sido reconhecido pelo COI até então (em Londres 2012, a entidade rejeitou Kosovo como uma delegação independente e a atleta precisou competir pela bandeira da Albânia). 

"Parabéns ao Kosovo e a todos os atletas. Nossa bandeira vai tremular nos Jogos do Rio e será carregada por Majlinda", afirmou eufórico o primeiro-ministro do país, Hashim Thaci, em entrevista à rede BBC. 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook