Com a presença de Dilma, mascote é lançado no Dia Olímpico
Rio de Janeiro - O Dia Olímpico, nesta terça-feira (23), serviu de despedida para delegação que irá representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, no Canadá. Para celebrar a data - que lembra a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) -, o Parque Aquático Maria Lenk (sede dos saltos ornamentais e do nado sincronizado nos Jogos Rio 2016), recebeu nesta manhã diversas atividades esportivas e dois convidados especiais: a presidente da República Dilma Rousseff e "Ginga", o mascote que representará o Time Brasil em Toronto.
“Estamos a 409 dias do início dos Jogos Olímpicos, quando o Rio de Janeiro vai se transformar na capital Olímpica e nada mais justo que hoje estejamos aqui para celebrar o Dia Olímpico, que no Brasil também é o Dia Nacional do Desporto”, disse a presidente Dilma. “Nada melhor que fazê-lo neste parque aquático que traz o nome de uma grande esportista, Maria Lenk, primeira brasileira recordista mundial de natação, primeira sul-americana a participar de Jogos Olímpicos, uma educadora dedicada à formação de novos atletas. Todas as crianças e os jovens que se apresentaram hoje são legítimos herdeiros da dedicação e excelência de Maria Lenk”, completou Dilma.
“Este é um dia histórico para o esporte Olímpico brasileiro. Todos os anos o COB (Comitê Olímpico do Brasil) celebra o Dia Olímpico com clínicas e atividades esportivas para crianças e jovens. Este ano, a nossa alegria especial por poder comemorar essa data com a nossa presidenta Dilma Rousseff”, disse o presidente do Comitê Rio 2016 e do COB, Carlos Arthur Nuzman. “Essa é uma grande oportunidade para difundirmos os valores do esporte: cidadania, ética, inserção na sociedade e práticas de uma vida saudável”, completou Nuzman.
Além de Dilma Rousseff e Carlos Nuzman, estiveram presentes o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o prefeito Eduardo Paes; o ministro do Esporte, George Hilton. Entre os atletas do Time Brasil, ícones de diversas modalidades também marcaram presença, como: Rafaela Silva, Matheus Santana (natação), Geisa Coutinho (atletismo), Vitor Penalber (judô), Arthur Zanetti (campeão Olímpico de ginástica artística), Flávia Saraiva, Hugo Calderano (tênis de mesa) e Juliana Veloso (saltos ornamentais).
Também para marcar o Dia Olímpico, o COB realizou diversas atividades para cerca de 200 crianças de projetos sociais do Sesi (comunidades do Borel, Cidade de Deus, Babilônia e Chapéu Mangueira, do Rio de Janeiro). As crianças participaram de clínicas esportivas de atletismo, esgrima, luta, judô, vela e taekwondo. Foram realizadas também demonstrações de saltos ornamentais e nado sincronizado.
As crianças vibraram com a presença dos ídolos do esporte. “As brincadeiras estão muito legais. Já fiz judô, taekwondo e luta hoje. Foi muito legal brincar com o (Arthur) Zanetti. Sempre vejo ele na televisão e ele é muito forte, mas consegui derrubar ele duas vezes no judô. Na Cidade de Deus eu não faço nenhuma luta, jogo vôlei e aula de dança”, disse Alexandro Santana, de 11 anos, da Cidade de Deus
Participação recorde em Jogos Pan-americanos
A presidente Dilma Rousseff recebeu o uniforme oficial do Time Brasil das mãos de Arthur Zanetti e agradeceu a toda a delegação:
“Quero me dirigir aos 600 atletas que vão representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Desejo-lhes muita sorte e sucesso. Dentro da bagagem de cada um de vocês vai a torcida verde e amarela. Quando um atleta brasileiro sobe ao pódio, é com orgulho que cada um de nós acompanha cada medalha. Quero dizer que cada pódio que vocês conquistam é a nossa estima e a de nosso país que sobe um degrau. Que Toronto seja uma boa preparação para a oportunidade única que será o ano que vem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro. Tenho certeza que o Brasil inteiro, junto com vocês, fará desse evento esportivo uma marca na história mundial. O resultado será um Brasil vencedor. O resultado será um Brasil orgulhoso de seus atletas e suas atletas. Boa sorte a todos vocês”, disse a presidente.
Em Toronto, o Brasil será representado por 600 atletas em 36 esportes, recorde de participação em uma edição de Jogos Pan-Americanos fora do Brasil. A meta do COB é colocar o Brasil entre os três primeiros no quadro geral de medalhas.
Um dos estreantes da equipe é o nadador campeão Olímpico da Juventude, Matheus Santana. “Esse será minha primeira vez nos Jogos Pan-americanos e estou um pouco ansioso, mas não é aquela ansiedade de nervosismo, mas sim de chegar logo no local, conhecer a Vila Pan-americana, a piscina. Apesar de ser minha estreia, quero nadar perto do meu melhor tempo ou, quem sabe, até melhorar. Estou na expectativa de fazer uma boa competição e conseguir uma medalha para o Brasil logo na minha primeira vez no Pan”, disse Matheus.
Mascote destaca ações de preservação animal
"Ginga", como foi nomeada a mascote do Time Brasil nos Jogos Toronto 2015, é uma onça-pintada e veste o uniforme com as cores da Bandeira Nacional. A imagem do personagem estará estampada em diversos produtos, como mochilas, bonés, cadernos canecas e camisas. A pelúcia começará a ser vendida em agosto em lojas online e em outras lojas de Rio 2016.
Ao escolher a onça, o COB destaca também trabalhos feitos por ONGs visando à conservação deste animal. A escolha das ações será realizada pela ARCA Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal), entidade reconhecida internacionalmente por sua atuação em defesa dos animais, que realizou um cuidadoso levantamento em biomas onde a onça-pintada pode ser encontrada.
Veja Também: