Começa aquecimento para o Programa de Voluntários Rio 2016

‘Voluntariômetro’ faz parte de campanha de engajamento e informação sobre o programa, que abre inscrições daqui a um ano / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Grande parte da força de trabalho dos Jogos, os voluntários são a melhor demonstração dos valores Olímpicos – excelência, amizade e respeito. Para celebrar o Dia Nacional do Voluntário, comemorado nesta quarta-feira, o site oficial das Olimpíadas do Rio 2016 lançou uma nova seção, que traz o “Voluntariômetro”, aplicativo digital que promete medir o tamanho da “alma voluntária” do internauta a partir de atitudes cotidianas. A iniciativa faz parte de uma campanha interativa para promover o engajamento e informar sobre o Programa de Voluntários Rio 2016, que recrutará mais de 70.000 pessoas e receberá inscrições a partir de agosto do ano que vem.

Até julho de 2014, quem visitar a página de voluntários vai saber mais sobre a prática do voluntariado, se informar e se preparar para o lançamento do programa. A cada mês, serão divulgadas pílulas temáticas, que vão abordar questões como: o voluntariado em grandes eventos e atividades sociais, os impactos na vida pessoal e profissional e, por fim, informações práticas de como participar do programa.
 
Para alguns, contribuir para uma causa é a grande motivação para se voluntariar. Para outros, é apenas uma maneira de fazer parte de algo maior, diferente, de vivenciar coisas novas. Em casos mais específicos, disponibilizar a sua força de trabalho pode ser a porta de entrada para uma nova profissão ou novos desafios na carreira. Ainda que as razões sejam diferentes, todo voluntário é um agente da transformação. 
 
“O brasileiro tem na sua natureza o voluntariado. São atitudes simples que já estão inseridas na cultura: dar carona, receber amigos em casa, ajudar outras pessoas na rua. Tudo isso é muito natural para o carioca e para todos os brasileiros. Estamos a um ano da abertura das inscrições para o nosso programa e está na hora de começarmos a falar sobre esse tema, tão esperado e tão importante para a realização de jogos memoráveis”, explica Flavia Fontes, gerente de Voluntários do Comitê Organizador.
 
Programa de Voluntariado Interno capacita funcionários Rio 2016 para atuação nos Jogos
 
Funcionários do Comitê Organizador dos Jogos também terão a oportunidade de sentir na pele todas as emoções e experiências que só quem é voluntário conhece.
Lançado na última sexta-feira (23), o Programa de Voluntariado Interno do Rio 2016 tem como objetivo promover a cultura do voluntariado dentro da organização.
 
A partir da iniciativa, colaboradores poderão se engajar em duas causas aliadas ao projeto dos Jogos – eventos esportivos e ações educacionais. Além disso, o programa tem como missão capacitar a equipe para receber e orientar os milhares de voluntários que entrarão para o time em 2016. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook