Confira 50 coisas que você precisa saber sobre a Rio 2016

O Esporte Alternativo preparou um especial para te deixar por dentro de tudo o que rola na Rio 2016/ Foto: Buda Mendes/Getty ImagesRio de Janeiro - O Esporte Alternativo preparou um especial para te deixar por dentro de tudo o que rola na Rio 2016. Nossos editores buscaram responder as principais dúvidas que estão passando pela cabeça do brasileiro que nos próximos 15 dias irá respirar os Jogos Olímpicos. 

Nesse pequeno guia, você vai descobrir, por exemplo, a quantidade de medalhas que serão distribuídas durante os jogos olímpicos de 2016. Por aqui, você também saberá quantos são os esportes da Rio 2016 e até mesmo o número de refeições da Vila Olímpica.

 

1. Quando começa?

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 começam oficialmente no dia 05 de agosto e vão até o dia 21 de agosto. No entanto, dois dias antes já tem competição. 
 
2. Então começa antes da cerimônia de abertura?
 
Sim. As partidas do futebol feminino começam  no dia 03 de agosto e a dos homens no dia 04. 
 
3. Que horas é a cerimônia de abertura? 
 
A cerimônia, no dia 05, está prevista para começar às 20h. 

A cerimônia, no dia 05, está prevista para começar às 20h / Foto: Buda Mendes/Getty Images

4. Onde eu posso assistir?
 
Pela primeira vez na história, três canais de TV aberta poderão transmitir as Olimpíadas: Globo, Band e Record. Na TV por assinatura, BandSports, Fox Sports, ESPN Brasil e SporTV farão suas coberturas. 
 
5. Onde ficam as instalações?
 
As instalações estão divididas em quatro zonas no Rio: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã. 
 
6. Onde os grandes nomes da natação se exibirão?
 
Phelps, Lochte, Bruno Fratus e Etiene Medeiros nadarão no Estádio Aquático, dentro do Parque Olímpico da Barra. 
 
7. Quando a natação será transmitida na TV?
 
A natação começa no sábado, dia 06, e vai até o sábado seguinte, dia 13. As finais ocorrerão depois das 22h da noite, o que pode fazer com que as provas se estendam até a meia-noite do horário local. 
 
8. E o atletismo?
 
O atletismo será disputado no Estádio Olímpico Engenhão, na zona Norte do Rio (zona Maracanã). As grandes finais como as dos 100m ocorrerão à noite mas outras foram agendadas para as sessões da manhã. 
 

As grandes finais como as dos 100m ocorrerão à noite / Foto: Ian Walton/Getty Images

9. Por que isso? 

Interesse da mídia. As cinco finais de pista (maratona masculina e feminina e as três provas da marcha atlética) estão marcadas para a manhã, assim como finais dos 10.000m femininos, 3.000 masculino e feminino com obstáculos, salto triplo masculino, dentre outras. 

10. E as cerimônias, onde ocorrerão?
 
As cerimônias ocorrerão no Estádio do Maracanã, tanto a de abertura, no dia 05, como a de encerramento, no dia 21. 
 
11. E Deodoro, o que sediará?
 
O Parque Olímpico de Deodoro abrigará as provas de rugby, hóquei na grama, pentatlo moderno, ciclismo BMX e mountain bike, hipismo, tiro esportivo e canoagem. 
 
12. E Copacabana?
 
A famosa praia de Copacabana receberá as provas ao ar livre. Além da Arena de Vôlei de Praia erguida na orla, terá as provas de Vela na Baía de Guanabara, o triathlon e parte do ciclismo de estrada. 
 
13. São quantas instalações somadas as quatro zonas?
 
Um total de 32. Mas não só elas. 
 
14. Tem mais?
 
Sim, além das instalações no Rio, as partidas de futebol foram distribuídas em outras cinco sedes: São Paulo, Salvador, Fortaleza, Brasília e Manaus. 

Estádio de Brasília é uma das sedes / Foto: Clive Brunskill/Getty Images

 
15. Quantos ingressos foram colocados à venda?
 
Ao todo são 7,5 milhões de ingressos. A última estimativa do Comitê Organizador divulgada dava conta de que 67% das entradas haviam sido vendidas. 
 
16. Quanto custam?
 
Os preços variam de R$ 40 até R$ 4.600. 
 
17. Eu ainda posso comprar?
 
Você ainda pode tentar, no site oficial: https://ingressos.rio2016.com/rio2016.html?affiliate=mog. 
 
18. Quantos esportes serão disputados?
 
São 28 esportes no calendário olímpico. 
 
19. Quantas medalhas estão em jogo?
 
Um total de 306 eventos darão medalhas de ouro, prata e bronze – 161 masculinos, 136 femininos e 9 misturados.
 
O esporte fez parte do programa Olímpico duas vezes: em Paris 1900 e, pela última vez, em St. Louis 1904 / Foto: Robert Laberge/Getty Images
20. Terão esportes novos?
 
Sim. O Golfe retorna ao calendário olímpico depois de 112 anos (última edição foi em 1904) e o rugby estreia no calendário olímpico. 
 
21. Quantos atletas são esperados?
 
São esperados, ao todo, 10.500 atletas. 
 
22. Quanto eles comerão?
 
A Vila Olímpica deve oferecer 11 milhões de refeições. 
 
23. Quantos países estão competindo?
 
Um total de 206 países estão inscritos.
 
24. Há algum país competindo pela primeira vez?
 
Sim. O número recorde de países nas Olimpíadas se dá graças à estreia de atletas do Kosovo e do Sudão do Sul. 
 
25. Então eles vão precisar de muitas coisas?
 
Sim. O Comitê Organizador estima em 30 milhões o número de itens para os Jogos Olímpicos, entre unhas postiças e barcos estilizados até barreiras do atletismo e obstáculos do hipismo. Por volta de 980 mil objetos serão de equipamentos esportivos, incluindo 25 mil bolinhas de tênis. 
 
26. E onde guarda isso tudo?
 
Dois galpões gigantes, com um espaço conjunto de 72 mil m² é o centro das operações logísticas da Rio 2016. 
 
27. E a força de trabalho para lidar com isso tudo, como é?
 
Serão 45 mil voluntários, 6,5 mil trabalhadores do Comitê Organizador em tempo integral e por volta de 85 outras pessoas envolvidas de alguma forma com as Olimpíadas. 
 

Os mascotes adoram práticas os esportes olímpicos e paralímpicos / Foto: Rio 2016 / Divulgação

28. Quem são os mascotes dos Jogos Olímpicos?
 
Vinicius e Tom. Escolhidos por votação popular, os mascotes tiveram seus nomes como uma homenagem a Vinicius de Moraes e Tom Jobim, grandes compositores da Bossa Nova. 
 
29. Mas o que eles são?
 
Tudo bem, é confuso mesmo. Segundo o Comitê Organizador, Tom representa a fauna brasileira e Vinicius é uma mistura da vida selvagem, com toques de macacos, pássaros e felinos. 
 
30. Qual é o slogan dos Jogos Olímpicos Rio 2016?
 
Viva sua paixão. 
 
31. Como é o revezamento da tocha olímpica dessa vez?
 
A tocha olímpica está rodando o Brasil desde o dia 03 de maio, visitando mais de 300 cidades em todos os estados da federação. O revezamento acaba no dia 05, quando ela acenderá a pira olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã. 
 
32. E a preparação do Rio, como avaliar?
 
Com ressalvas. As instalações devem ser entregues a tempo, mas foram objeto de diversos aditamentos de preço. As obras de mobilidade, como o metrô da Linha 4 e o VLT, também. O metrô, aliás, será entregue cinco dias antes da abertura e apenas para quem tiver um ingresso olímpico ou credencial. 
 
33. Os atrasos são então a maior preocupação?
 
Não. O Rio passou por diversos problemas que acabaram afugentando o turista, como o surto de zika vírus. O medo da doença afastou, por exemplo, seis dos 20 melhores golfistas do mundo das Olimpíadas. 
 
34. O quão verde serão os Jogos?
 
Os organizadores utilizaram arquitetura nômade em algumas estruturas, como a Arena do Futuro, no Parque Olímpico, que se transformará em escolas públicas após os Jogos. O Estádio Aquático também será transformado, após os Jogos. 
 
35. E a segurança, é também uma preocupação?
 
Mais de 40 mil homens farão a segurança dos Jogos, no Rio e nas demais sedes do futebol. Além da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), outras 97 agências de inteligência do mundo todo trabalham em conjunto com o Brasil para monitorar e
evitar possíveis ataques terroristas. 
 

Terrorista Máxime Hauchard havia ameaçado Brasil no Twitter / Foto: Reprodução

36. O medo tem fundamento?
 
Um pouco, sim. No ano passado um terrorista do Estado Islâmico avisou, no Twitter, que o Brasil seria o próximo alvo. Além disso, em junho, a Abin identificou um grupo de conversas no Telegram do Estado Islâmico, em português, com a divulgação de documentos do grupo extremista. 
 
37. Como o Brasil se sairá na Rio 2016?
 
A meta do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é o top-10 no quadro geral de medalhas. A julgar pelas últimas sedes, o Brasil deve melhorar mesmo seu desempenho só por ter a torcida ao seu lado. 
 
38. Quem são os principais nomes da delegação brasileira?
 
Bruno Fratus (natação), Isaquias Queiroz (remo), Arthur Zanetti (ginástica artística), Etiene Medeiros (natação), Fabiana Murer (atletismo), as equipes de judô, feminina e masculina de vôlei e vôlei de praia, equipe feminina de handebol e masculina de basquete podem ser citados como esperanças de medalhas. 
 
39. E o futebol brasileiro, não é favorito?
 
Definitivamente não. Depois do desastre do 7 a 1 na Copa do Mundo, a seleção masculina deposita em Neymar todas as suas fichas. Mesmo assim, há muita desconfiança de que será dessa vez que o Brasil ganhará a inédita medalha de ouro no futebol. A seleção feminina se ampara em Marta, mas tem perdido o destaque internacional que ganhara na última década. 
 
40. E os esportes menos conhecidos, como nos sairemos?
 
Alguns esportes, como o rugby e golfe, estrearão nos Jogos Olímpicos. Mas em outros, como o hóquei  na grama, a estreia será do Brasil. A seleção masculina jogará pela primeira vez uma partida olímpica. “Será diferente, claro, e muito especial”, declarou o goleiro Rodrigo Faustino. 
 
41. O que esperar de Usain Bolt?
 
O maior atleta da história tinha tudo para conquistar seu tricampeonato olímpico nos 100m e nos 200m rasos. O estiramento na coxa esquerda, sofrido durante a seletiva jamaicana do atletismo, preocupa a todos, mas Bolt já se recupera e tem confiança de brilhar na Rio 2016. 
 
42. Alguma inspiração dos atletas?
 
É claro. Sempre há. Na Rio 2016, por exemplo, a arqueira Khatuna Lorig disputará sua sexta Olimpíada, depois de estar em cinco por três países diferentes. Ela é famosa também por ter ensinado a atriz Jennifer Lawrence a se virar com o arco e flecha, para a construção da sua personagem Katniss Everdeen, do filme Jogos Vorazes. 
 
43. Só essa?
 
Não, outras histórias são mais dramáticas e chamarão sua atenção, como a dos diversos refugiados da guerra que competirão na Rio 2016. 

Atleta disputa provas nos primeiros dias dos Jogos / Foto: Harry How / Getty Images

 
44. E o Phelps, vai voltar com tudo?
 
O maior medalhista da história olímpica, com 22 medalhas (sendo 18 de ouro) deve se destacar uma vez mais, já que se classificou para três provas e pode disputar até cinco medalhas na Rio 2016. 

45. Alguém pode bater o “Dream Team” americano do basquete?

 
Difícil, mas não impossível. 
 
46. Quem é o país mais vencedor dos Jogos Olímpicos? 
 
Essa é fácil: Estados Unidos, com 2404 medalhas (976 de ouro), seguidos pela Rússia e União Soviética. 
 
47. E o Brasil?
 
O Brasil está na 37ª posição do quadro geral de medalhas, com 108 pódios (23 de ouro, 30 de prata e 55 de bronze). 
 
48. Quem sediará os próximos Jogos Olímpicos?
 
As Olimpíadas de 2020 ocorrerão em Tóquio, no Japão. 
 
49. E depois?
 
Os Jogos de 2024 terão sua sede anunciada em setembro de 2017. Roma, Paris e Los Angeles são as três candidatas restantes. 
 
50. Quantas pessoas estarão na delegação brasileira?
 
Até aqui são pelo menos 428 vagas confirmadas, mas o Brasil pode conseguir até 450 nomes para a Rio 2016, de longe a maior delegação da história.  
 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook