Conheça Iguatemiza, a senhora de 80 anos "medalha de ouro"
Rio de Janeiro - Ela poderia estar apenas acompanhando a neta de 12 anos, mas, considerando a energia de dona Iguatemiza Sobreira, era a jovem que estava tentando acompanhar a avó.
Aos 80 anos, Iguatemiza se destacou entre as mais de 1.000 pessoas presentes à terceira edição do Festival Esportivo Transforma, realizado no último sábado, dia 20, na Vila Olímpica do Mato Alto, Zona Oeste do Rio. Iguatemiza experimentou esportes como o hóquei sobre grama, esgrima e golfe, mas elegeu o tiro com arco como o seu favorito: "É um esporte muito bonito", justifica.
O evento de sábado não foi uma excessão na rotina de dona Iguatemiza: ela já havia participado das duas edições anteriores do Festival Transforma. “Em Santa Cruz (no primeiro festival), eu fiz de tudo, conheci muita coisa. Mais de 10 esportes. Tinha até peteca”, lembra ela, referindo-se ao badminton. Além disso, Iguatemiza pratica caminhadas diárias pelo bairro de Vaz Lobo, onde mora, e arrisca até trilhas pelo Alto da Boa Vista e Pão de Açúcar. “Gosto de andar sem destino. Me mantenho ativa”, conta.
Com essa energia toda, dona Iguatemiza criou dois filhos e cinco netos, todos praticantes de esportes como vôlei, natação e judô. “Engraçado que eu nunca pratiquei esporte quando era mais nova, não sei a quem eles puxaram”, brinca.
O festival esportivo é parte do Transforma, Programa de Educação dos Jogos Rio 2016 que leva os valores dos esportes Olímpicos e Paralímpicos para dentro das salas de aula. O programa começou em 2014 e atualmente está presente em 2.135 escolas nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com cerca de um milhão de alunos beneficiados. Esta semana, chegará a Brasília, atingindo mais de 5.000 alunos.
O Transforma oferece material didático de referência sobre os Jogos, capacitação prática e teórica em esportes para professores de Educação Física e formação de coordenadores pedagógicos e "agentes jovens", como são chamados os alunos multiplicadores do programa.
Veja Também: