Copacabana ganha aros olímpicos feitos de plástico reciclado

A obra de arte foi idealizada pela artista plástica Elisa Brasil, a pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro / Foto: Renato Sette Camara

Rio de Janeiro - A Princesinha do Mar se enfeita com os anéis olímpicos: foi instalada nesta quinta-feira (21/07), nas areias da Praia de Copacabana, uma escultura dos aros olímpicos feita de plástico reciclado.
 
A obra de arte foi idealizada pela artista plástica Elisa Brasil, a pedido da Prefeitura do Rio. Os cinco aros somam três metros de altura e mais de seis metros de comprimento e prometem ser mais uma atração dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A escultura ficará na praia até o final dos Jogos.
 
Na técnica de reciclagem usada por Elisa, o plástico é triturado, aquecido e prensado para formar uma nova chapa, que compõe a base de cada aro. Garrafas PET foram reutilizadas para preencher a base da escultura e dar mais resistência a todos os aros, construídos juntos. Ao todo, foram usados 65 quilos de material reciclado na escultura, com plástico coletado em vários pontos da cidade. Vinte pessoas participaram do processo de produção da peça.
 
– Estamos aliando arte, educação e sustentabilidade, para que os jovens entendam a magnitude do impacto que o lixo que geramos tem no planeta e que alternativas são possíveis. Trata-se de um legado intangível, mas muito importante. Sabemos também que os Aros Olímpicos na Praia de Copacabana vão chamar a atenção de cariocas e turistas e serão uma atração a mais na festa do Rio para receber os Jogos – avalia o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro.
 
Acessível ao público e localizada em um dos principais pontos turísticos do Rio, a escultura tem tudo para se tornar mais um sucesso nas redes sociais – a exemplo das milhares de selfies que as pessoas gostam de fazer nos aros olímpicos do Parque de Madureira e na escultura #CidadeOlímpica, na Praça Mauá. A pira olímpica, que ficará em frente à Igreja da Candelária, no Centro, também promete render lindas fotos.
 
– Fico muito feliz que podemos transmitir uma mensagem tão importante; reduzir o consumo de plásticos descartáveis; fazer com que as pessoas tenham mais consciência do meio ambiente; e celebrar um mundo com águas cristalinas – afirma a artista Elisa Brasil.
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook