CT Time Brasil conta com nova sala de Treinamento Funcional

CT Time Brasil conta com nova sala de Treinamento Funcional / Foto: Divulgação COB

Rio de Janeiro - Os atletas do Time Brasil contam agora com novos equipamentos para a preparação rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com aparelhos doados pela fabricante Ziva, e customizados às necessidades indicadas por especialistas brasileiros, o novo espaço voltado para o Treinamento Funcional integra a Sala de Força e Condicionamento do CT Time Brasil, montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O espaço já está à disposição dos melhores atletas do país.
 
O planejamento do COB prevê disponibilizar a melhor qualidade possível em equipamento para a preparação dos atletas brasileiros. Para que isso fosse possível, especialistas do COB, junto aos da Ziva, desenvolveram aparelhos específicos para a nova sala de treinamento funcional. “A cada dois anos nós reformamos esse espaço, trazendo sempre novas possibilidades de treinamento. Desta forma, buscamos, acima de tudo, a excelência da preparação do Time Brasil. A atualização com novos aparelhos visa a oferecer aos nossos atletas as mesmas condições encontradas nos melhores centros de treinamento do mundo”, afirmou Jorge Bichara, gerente geral de Performance Esportiva do COB.
 
Com cerca de 280m², a sala de Treinamento Funcional conta equipamentos cada vez mais utilizados na preparação de atletas de alto rendimento como bolas medicinais, bolas para a prática de exercícios de pilates, barras e halteres de treinamento e competição, além de seis estações específicas para treinamento funcional e barras de escalada especialmente desenhadas para o espaço. O piso da sala também é especial, com uma espessura elevada que causa grande absorção de impacto.
 
Campeão olímpico nas Argolas em Londres 2012, o ginasta Arthur Zanetti treina regularmente no CT Time Brasil e ficou empolgado em conhecer o novo espaço de preparação física que agora também está à sua disposição.  “Sem dúvida essa nova sala vai acrescentar muito em minha preparação. Esses aparelhos são excelentes para fazer o treino funcional, que é bastante útil para a ginástica. Eu nunca vi uma estrutura de treinamento funcional como essa em nenhum lugar no mundo. Estou empolgado para utilizar”, disse Zanetti. 
 
O judoca Victor Penalber, bronze nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, é um dos atletas que mais utiliza as instalações do CT Time Brasil, cerca de cinco ou seis dias por semana. Penalber também comemorou a ampliação do espaço de preparação física. “Tudo aqui é voltado para a preparação do atleta de alto rendimento. Quando a gente busca excelência na performance, qualquer detalhe faz a diferença. Temos aqui equipamentos de alto nível. Tenho certeza de que essa nova sala irá me ajudar muito para que eu consiga fazer a melhor preparação possível para os Jogos Olímpicos Rio 2016”, explicou Penalber. 
 
Judoca olímpica e arquiteta do COB, Daniela Polzin foi a responsável pelo projeto da sala, assim como de vários espaços no CT Time Brasil. Além da distribuição dos aparelhos na sala, Polzin desenhou as estações funcionais, customizando a sala para o melhor aproveitamento do atleta brasileiro. “O grande desafio aqui foi fabricar um equipamento sob medida para o nosso espaço e necessidades. A gente acredita que esse equipamento vai melhorar em muito a qualidade de treinamento dos nossos atletas e aumentar as oportunidades para o planejamento que o COB e as Confederações fazem para buscar a melhor performance do atleta brasileiro”, disse Polzin
 
A Sala de Força e Condicionamento do CT Time Brasil é a maior instalação de preparação física de alto rendimento do país. Possui mais de 750m² (contando a nova sala de treinamento funcional) e é toda equipada com aparelhos de última geração. 
 
Com equipamentos de alta tecnologia, o CT Time Brasil conta também com piscinas de natação e de saltos ornamentais, Sala de Esportes de Combate, Sala de Descanso e Sala de Avaliação. Ao lado do Parque Aquático Maria Lenk, na Arena da Barra, funciona o CT de Ginástica Artística, que também integra o CT Time Brasil.
 
O Centro de Treinamento também dispõe de equipamentos de Ciências do Esporte que proporcionam uma preparação de alto nível e ajudam na análise e aperfeiçoamento dos movimentos de atletas de diversas modalidades, como natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, atletismo, judô, pentatlo moderno, entre outras, que utilizam regularmente as instalações do CT. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook