Rio decreta calamidade: "constrangimento", diz jornal

Calamidade é decretada a 49 dias dos Jogos / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O jornal britânico "The Guardian" tratou como "constrangimento" o decreto de calamidade pública emitido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro a 49 dias do início dos Jogos Olímpicos. 

A intenção do Rio era facilitar o repasse de verba do governo federal, em meio à maior crise econômica da história do Estado, que deve terminar o ano com déficit de 19 bilhões de reais. 

"O pedido de dinheiro é um constrangimento para a sede dos primeiros Jogos na América do Sul e se soma à longa lista de problemas que incluem o impeachment da presidente, a maior recessão em décadas, o maior escândalo de corrupção que é lembrado, a epidemia de zika e a onda de greves e ocupações de prédios do governo", traz a reportagem. 
 
A publicação fala ainda em preocupação com a segurança pública. "Uma preocupação maior para os 500 mil turistas esperados para os Jogos é o corte no orçamento de segurança pública, que se soma aos problemas do programa de pacificação de favelas e contribui para um reaparecimento de crimes violentos. Ele ocorre entre alertas de que terroristas podem agir no evento", continua o jornal. 
 
O "The Guardian" considera ainda ser cedo para avaliar os impactos da medida, pois a maioria dos projetos olímpicos são bancados pela prefeitura do Rio, que já afirmou que o decreto não gera impactos na organização dos Jogos. 
 
Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook