Dirigente do COI propõe que todos mergulhem na Baía

Ecobarco trabalhando na Baía / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - A despeito das dúvidas sobre a qualidade da água na Baía de Guanabara, que receberá as provas de vela durante os Jogos Olímpicos, uma dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI) fez uma declaração inusitada nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa. 
 
"Proponho que todos nós mergulhemos na Baía de Guanabara", afirmou a marroquina Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação Rio 2016, durante a nona visita de inspeção do COI à cidade. 
 
Nawal se junta ao diretor executivo dos Jogos, o suiço Christophe Dubi. Em maio, durante entrevista à emissora de TV britânica BBC, o dirigente aceitou o desafio de mergulhar na Baía, mesmo não tendo caído na água até então. 
 
Durante a coletiva, em outro momento, a marroquina mudou o tom e, falando sério sobre o problema, defendeu que houve quem ficou doente entre os remadores americanos sem entrar na água (casos da treinadora e de um atleta). 
 
"A Federação Internacional de Remo disse que se compararmos o número de atletas doentes com outras competições não havia um pico, parecia uma situação normal", justificou ela, dizendo ainda que os próprios atletas afirmaram não terem evidência de que tiveram diarreia por causa da água. 
 
Por fim, coube à Nawal comentar sobre a meta antiga, de tratar 80% do esgoto jogado na Baía até 2016, já admitida como inviável pelo governo do Rio. "Nossa meta é atingir a qualidade da água, e é o que está acontecendo. Acho que não devemos ir adiante nesse assunto. Já fizemos testes bacterianos e vamos seguir as diretrizes da OMS [Organização Mundial de Saúde], que é apenas para fazer estes tipos de testes para assegurar a qualidade da água e preservar a saúde", finalizou. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook