Embaixador japonês pretende assinar memorando de cooperação

Foto: Ivo Lima/ME

Brasília - Com o objetivo de formalizar uma cooperação entre Brasil e Japão na área do desporto, o embaixador do país asiático no Brasil, Kunio Umeda conversou na última terça-feira (20.10) com o ministro do Esporte, George Hilton.
 

Outros assuntos também foram debatidos e Umeda deixou o encontro satisfeito e esperançoso em obter êxito na parceria.

A embaixada do Japão está em conversas com o Itamaraty e há a possibilidade de a presidenta Dilma Roussef ir a Tóquio no início de dezembro. “Gostaria que, quando a presidenta Dilma for ao Japão, possamos assinar um memorando para promover a cooperação na área do desporto. Nesse sentido, pedimos a colaboração do ministro e ele assegurou que fará a parte dele”, explicou o embaixador.
 
Dentro desta “cooperação”, Kunio Umeda disse ter falado com George Hilton a respeito de três aspectos importantes: “Penso que pudemos realizar uma excelente reunião. Fiz três solicitações ao ministro. O primeiro pedido para fortalecer a nossa cooperação na área de esporte, tendo como ensejo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e de Tóquio em 2020”, explicou.
 
O embaixador disse que o Japão tem o total interesse em ampliar o apoio ao Brasil no esporte, como já acontece com o judô, mas visando a evolução brasileira em outros sentidos: “A segunda solicitação foi que o Japão possa colaborar em iniciativas para, por meio da prática esportiva, transmitir às crianças das regiões mais carentes valores como respeito, disciplina, ou seja, questões importantes para a formação”. Um exemplo dado por Umeda sobre o sucesso da parceria: “Para você ter uma ideia atualmente há aproximadamente dois milhões de praticantes de judô. Isso significa o quíntuplo do número de praticantes no Japão”, completou.
 
O terceiro ponto tocado pelo embaixador do Japão na audiência veio bem a calhar com o momento que o ministro George Hilton no sentido de formular o Sistema Nacional do Esporte: obrigar as escolas a proporcionar aulas de educação física. “A educação física tem sido útil lá no Japão não só para a saúde das crianças, mas também para a formação do caráter espiritual das crianças. Da parte do ministro, fiquei sabendo que o Brasil está preparando um projeto de lei para isso”, comentou Kunio Umeda. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook