Espanha vai usar aplicativo para detectar sintomas da zika

Aplicativos já foram desenvolvidos também no Brasil / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O receio dos espanhóis que virão competir na Rio 2016 quanto ao vírus da zika é realmente grande. Nesta quinta-feira, em evento realizado em Madri pelo Comitê Olímpico Espanhol (COE), foi apresentado um aplicativo que será utilizado para detectar os sintomas da doença durante a Rio 2016.

"Vamos preparar um aplicativo para celular para que, se houver o menor sintoma de zika, possamos fazer um controle e um acompanhamento, que será exemplar. Nós o oferecemos ao Comitê Olímpico Internacional, mas não podiam preparar uma operação para 20 mil pessoas", declarou o presidente do COE, Alejandro Blanco.
 
O app foi desenvolvido com o Instituto de Saúde Global, organização especializada em doenças tropicais. A novidade foi oferecida ao COI (Comitê Olímpico Internacional), que declinou. 
 
Mesmo assim, o próprio Blanco afirma ter reduzido a preocupação. Os atletas espanhóis receberão um manual de segurança, com recomendações do que devem ou não fazer. Segundo a médica da Comissão Médico-Científica do COE, Elena Herrero, o app deve melhorar a precaução.
 

"No Rio, as medidas são de ponta. Este aplicativo vai permitir fazer isso e os médicos vão estar lá para isso. Durante os três a seis meses depois dos Jogos, vamos manter este aplicativo funcionando para que, se após o retorno de viagem aparecer algum sintoma ou alguma doença tropical, como dengue e chicungunha, possamos controlar. Nossos desportistas podem ficar tranquilos com o atendimento médico do COE", finaliza.

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook