Estácio abre o 1º centro de treinamento dos voluntários do Rio 2016

Instituição de ensino apoiadora dos Jogos, vai capacitar mais de 140 mil pessoas em seis CTs espalhados pelo Brasil / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Para os voluntários do Rio 2016, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos começam nesta quarta-feira (dia 13). É quando inicia oficialmente o funcionamento do 1º Centro de Treinamento da Força de Trabalho dos Jogos, situado dentro do campus da Estácio, na Av. Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro. O CT será um dos seis espalhados pelo Brasil, a fim de capacitar mais de 140 mil pessoas para trabalhar no maior evento esportivo do mundo.
 
“Não tenho conhecimento de um treinamento que envolva tantas pessoas como é o caso que está acontecendo agora por causa dos Jogos Rio 2016. Na hora de fazer nossos treinamentos, vamos entregar o conteúdo obrigatório, mas vamos dar um pedacinho de nós para mostrar que educação se faz por meio do exemplo próprio. Essa é a educação que transforma”, afirma Rogério Melzi, presidente da Estácio.
 
Há 46 anos formando campeões por meio da educação, a Estácio é a primeira instituição de ensino a ser apoiadora dos Jogos Olímpicos na história e também é pioneira na seleção e capacitação da força de trabalho. Ao todo, 120 professores serão responsáveis pela preparação de 50 mil voluntários, seis mil colaboradores e 85 mil contratados do Comitê Rio 2016, por meio de aulas presenciais e online que fazem parte do portfólio de soluções corporativas da Estácio.
 
“O grande legado que envolve Jogos Olímpicos e o processo de formação de voluntários está no conteúdo. São mais de 200 programas que ficarão não só para professores e alunos da Estácio, mas para o Rio de Janeiro e o Brasil”, diz Eduardo Pitombo, diretor de Soluções Corporativas da Estácio.
 
O processo se iniciou em 2015, quando a Estácio criou os Centros de Seleção para entrevistar candidatos a voluntários.  O treinamento foi iniciado em 2016 por meio de cursos online. Os módulos têm de quatro a oito horas de duração, com aulas a respeito de temas variados, definidos pelo Comitê Organizador dos Jogos, como Excelência em Serviços e Liderança. Grande parte do conteúdo é voltada para preparação específica das áreas de atuação que serão desempenhadas nos Jogos, como Tecnologia, Transportes, Imprensa e Comunicação, e Protocolo e Idiomas. 
 
Além do Rio, as outras cinco cidades que serão palco dos jogos de futebol receberão Centros de Treinamento que serão lançados no mês de junho: São Paulo (1/6), Belo Horizonte (8/6), Brasília e Salvador (15/6) e Manaus (22/6).
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook