Estado Islâmico planejou ataque para as Olimpíadas, diz França

Brasileiro estaria planejando ataque terrorista na Rio 2016 / Foto: Reprodução

Rio de Janeiro - Um integrante brasileiro do Estado Islâmico estaria planejando um atentado terrorista contra a delegação francesa que virá disputar os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. A informação foi dada por um deputado francês. 

O parlamentar perguntou, durante uma audiência do inquérito relativo aos ataques de 2015 na França, sobre o suposto plano do EI para um chefe da inteligência francesa. 

"Eu não tinha ouvido falar desse brasileiro que se preparava para cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos Olímpicos. Como você sabe?", pergunta o deputado, George Fenech. "Pelos nossos parceiros", responde o general Christophe Gomart.  
 
A audiência foi noticiada pelo jornal francês Libération, que afirma não ter detalhes sobre a operação ou sobre o paradeiro do suposto membro do Estado Islâmico. Segundo o general, que também é Diretor de Inteligência Militar, sua localização não seria "necessariamente no Brasil". 
 
O general emenda ainda, na audiência, que o Brasil criaria um centro anti-terrorista para evitar ataques, com a integração de agentes de inteligência dos EUA, Grã-Bretanha, Espanha e França. 
 
Wilson Trezza, chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), disse em entrevista em Brasília que discutiria a questão internamente e que ainda não haviam recebido comunicado do governo francês sobre o assunto. 

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook