Estratégia de Zanetti é treinar mais e competir menos

Arthur Zanetti intensifica treinos nas argolas para a Rio 2016 / Foto: Ricardo Bufolin / CBG

Rio de Janeiro – Pode parecer estranho à primeira vista mas a estratégia do campeão olímpico nas argolas, Arthur Zanetti, é competir menos e intensificar suas sessões de treinos até os Jogos Olímpicos Rio 2016. Na agenda do ginasta, por enquanto, até agosto, só há uma competição: o evento-teste da ginástica, a partir do dia 16 de abril. O atleta explica a escolha.
 
“É uma estratégia competir menos, mas tem que competir antes das Olimpíadas. Pelo menos fazer algumas competições. A única certa é o evento-teste por enquanto. Não é esconder o jogo, é saber escolher as competições certas, saber o planejamento. Às vezes uma competição acaba atrapalhando, isso acaba interferindo. A gente está fazendo um planejamento bem certinho e vamos segui-lo bem à risca”, afirma.
 
Mas o técnico Marcos Goto deve acrescentar ainda alguns outros eventos ao calendário do campeão olímpico até a Rio 2016. A Copa do Mundo de São Paulo, entre os dias 20 e 22 de maio, pode entrar no planejamento do ginasta, afinal foi nela, em 2015, que Zanetti tirou a melhor nota da sua carreira desde que o atual código de pontuação entrou em vigor: 16,050 pontos.
 
“Não sei dizer se vou fazer a Copa de São Paulo porque o calendário nosso, pelo menos o meu, não está fechado. O que confirmaram para mim é o evento-teste e mais nada”, desconversa Zanetti.
 
Uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil, Zanetti está com um grande peso nas costas, sobretudo depois de ter sido eliminado ainda na fase classificatória durante o Mundial de Glasgow, no ano passado. Em outros anos, o ginasta foi ouro e prata no campeonato.
 
"Cobrança sempre tem, mas é uma cobrança minha mesmo. Conseguimos classificar a equipe, e agora vamos focar no meu aparelho e fazer o meu melhor para conseguir pegar uma final. E, se conseguir na final, fazer o meu melhor", conclui.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook