Europa já sediou mais Olimpíadas que todos os continentes juntos

Bandeira símbolo dos Jogos / Foto: Feng Li / Getty Images

Rio de Janeiro – A América do Sul sediará, pela primeira vez, em 2016, os Jogos Olímpicos, como todos sabem, no Rio de Janeiro. A31ª edição do evento esportivo mais famoso do mundo marcará uma mudança de rumo, ante um histórico que contempla em maior parte o continente europeu, campeão absoluto em número de sedes.
 
Desde 1896 até 2012, talvez por ter sido o continente em que as Olimpíadas da Era Moderna foram fundadas (na Grécia), a Europa recebeu os Jogos em 16 oportunidades. Isso significa dizer que o velho continente abrigou os Jogos mais vezes que todos os outros continentes juntos.
 
Em segundo lugar, muito distante, vem  a América do Norte, com cinco, sobretudo pelos Estados Unidos terem sediado os Jogos em quatro edições. A cidade de Montreal, no Canadá, recebeu as Olimpíadas de 1976. Ásia, com três edições, Oceania, com duas, e América Central, com uma, completam a lista.
 
Teoricamente, eram para ter sido disputadas 34 edições. Os Jogos de 1916, 1940 e 1944, porém, devido às Guerras Mundiais, acabaram canceladas. Caso tivessem ocorrido, a Europa estaria ainda mais confortável na primeira posição, já que em 1916 a sede seria Berlim e, em 1944, Londres.
 
Para 2024, tudo indica que o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolherá uma cidade européia (entre Roma, Hamburgo, Paris e Budapeste). Isto porque nunca os Jogos Olímpicos ficaram mais de duas vezes longe da Europa e, em 2016 e 2020 estarão, respectivamente, na América do Sul (Rio) e Ásia (Tóquio).
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook