Evento de gastronomia lança programa de cultura olímpico

Cariocas não resistiram à mistura de temperos e de sotaques da cidade reunida no MAM / Foto: Rio 2016 / Felipe Varanda

Rio de Janeiro - Quem achou que iria provar muitos sabores diferentes no Festival Celebra de Gastronomia de Rua, acertou. E quem achou que não seria só isso? Acertou também. Neste sábado (9), o primeiro dia do evento que lançou oficialmente o programa de Cultura dos Jogos Rio 2016 trouxe os melhores petiscos das ruas da cidade, e também música, teatro, dança, poesia e clima de festa popular nos pilotis do Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.

No período da tarde, o clima de diversão em família predominou, com muitas crianças correndo pelo ambiente, posando para fotos com a tocha Olímpica e interagindo com os mascotes Vinicius e Tom. "Na hora da foto, eu pedi para dar uma puxadinha no 'cabelo' do Tom. Me identifico com o crespo dele", contou Cecília Lopes, 11 anos.
 
A apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro foi bem recebida por todas as idades. As interações com a dupla de performers Sussurradores, que fez diversas intervenções com "poemas ao pé do ouvido" e minicontos sobre comida, também renderam gargalhadas e bons momentos para pais e filhos. "Esse contato é fundamental para o nosso trabalho. Ótima iniciativa”, comemorou Arthur Shreinert, um dos Sussurradores.
 
Todas essas atrações, claro, estavam muito bem acompanhados por petiscos que, vindo de diversas partes da cidade, faziam dos pilotis do Museu de Arte Moderna uma improvável esquina de sabores e elementos culturais variados. O público apreciou em vários níveis, misturando os irresistíveis sucolés do Claudinho, sucesso nas praias da Zona Sul, com as empadas do Paulinho, tradição de Guadalupe, na Zona Norte.
 
"Todas as pessoas que estão aqui fazem comida artesanalmente, são artesãos da comida. E são comidas que têm história. Nada aqui vai apenas alimentar o estômago. São comidas ligadas à história da culinária cultural do Brasil”, explicou o cineasta Sérgio Bloch, curador do festival e autor do  “Guia Carioca da Gastronomia de Rua", que tem dois volumes impressos e um site. 
 
Carla Camurati, diretora do Celebra, programa de cultura do Comitê Rio 2016, comemorou: “Tudo que envolve comida é popular e ideal para a gente começar esta agenda".
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook