Felipe Wu conquista 1ª medalha do Brasil e quebra jejum de 96 anos no tiro

Felipe Wu comemora resultado / Foto: Sam Greenwood / Getty Images

Rio de Janeiro - Saiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio e ela é de Felipe Wu, prata no tiro esportivo, categoria pistola de ar 10m. O atleta terminou em segundo lugar neste sábado, alcançando 202.1 pontos na final, disputada no Centro Olímpico de Tiro, em Deodoro.

Felipe era um dos favoritos à medalha. Líder do ranking mundial da Federação Internacional de Tiro (ISSF), o brasileiro por pouco não foi campeão olímpico. O vietnamita Xuan Vinh Hoang acabou se dando melhor nas últimas séries. 

No último tiro, Wu acertou o alvo e Hoang não deixou para menos, garantindo o ouro por uma diferença muito pequena (202. pontos foi sua marca). O chinês Wei Pang fechou o pódio com o bronze. 

A torcida brasileira, um desejo manifestado por Wu antes dos Jogos Olímpicos, esteve presente e fez barulho durante a final. "Wu, wu, wu", gritavam os brasileiros em volume muito mais alto do que a modalidade está acostumada. 

Felipe quebrou um jejum de 96 anos desde que o Brasil conquistou sua última medalha no tiro esportivo, nos Jogos Olímpicos da extinta Antuérpia, em 1920.

Regras

No tiro esportivo são disputados 15 eventos com três armas diferentes: carabina, pistola e espingarda. Os homens disputam três eventos diferentes para cada arma, enquanto as mulheres têm dois.

No evento de Wu, pistola de ar 10m, é preciso acertar um alvo fixo com 10 circunferências, a 10m de distância. Ao todo são 60 tiros, em seis séries de dez cada. Na final, os oito melhores atletas da fase de classificação disputam um mata-mata e, a cada oito tiros, um deles é eliminado.

Veja Também: 

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook