Feminista, Índia de 77 anos ajuda 15 famílias com costura para Rio 2016

Maria Iraci mostra uma das peças produzidas em sua cooperativa / Foto: Reprodução / SporTV

Rio de Janeiro – Maria Iraci de Macedo trabalha para uma das quatro cooperativas selecionadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, que buscava grupos de artesãos e produtores de baixa renda para confecção de almofadas que serão usadas no Rio, no período olímpico. 
 
Aos 77 anos, a índia moradora de Vilar dos Teles, distrito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, entregará, junto dos outros costureiros, 22.228 almofadas. Com o trabalho, segundo ela, será possível ajudar 15 famílias vizinhas suas. A informação é do programa SporTV Repórter. 
 
“A costura trouxe tudo para mim. A minha vocação foi para essa área, do artesanato para a costura. Não tive oportunidade de estudar”, afirma Maria Iraci. 
 
A costureira, caçula de 10 irmãos, se orgulha de ter jogado muita bola na rua quando era criança e confessa que tem vontade de ver jogos de vôlei nas Olimpíadas. 
 
Feminista declarada, Maria se orgulha da força das mulheres nos Jogos. “Quando não era peteca, era qualquer bola que a gente pegava e ficava jogando na rua. Era muito interessante. Aí surgiu esse pessoal que tem essa oportunidade. Mulheres lá dentro das Olimpíadas sendo vencedoras, ganhando medalha de ouro. Isso deixa a gente muito orgulhosa”, admite.
 
Maria expõe os produtos que costura com suas amigas em feiras de artesanato. Já são quatro décadas com uma relação estreita com sua máquina de costura. Agora, porém, uma missão mais emblemática, costurar as almofadas que serão usadas pelos campeões olímpicos. 
 
“Não vou estar lá pertinho deles, mas as almofadas vão estar com eles, sendo abraçadas por eles. Isso é muito importante para nós. Saber que beneficiamos esses grandes esportistas”, finaliza, orgulhosa.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook