FINA pressiona e polo muda de novo: agora será no Maria Lenk

Parque Aquático Maria Lenk, próximo ao Parque Olímpico, na Barra / Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – A novela envolvendo o local onde serão disputadas as partidas da primeira fase do pólo aquático nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira. Segundo informações do Blog do Coach, comandado por Alex Pussieldi, o impasse chegou ao fim e o Parque Aquático Maria Lenk deverá receber a modalidade.
 
A decisão teria sido tomada após uma reunião realizada nesta terça-feira entre o Comitê Organizador dos Jogos e representantes da FINA (Federação Internacional de Esportes Aquáticos, na tradução livre). As finais do polo continuam como previsto, no Parque Olímpico, na mesma piscina da natação.
 
Em outubro, o mesmo blog tinha anunciado que a piscina de Deodoro, onde será disputada a parte de natação do Pentatlo Moderno, em apenas um dia, receberia as partidas de polo aquático. Por pressão da FINA, no entanto, essa decisão foi revista novamente.
 
“O Maria Lenk nos dá uma oportunidade melhor em um momento muito importante. Estamos contentes porque trabalhamos em consenso, trabalhamos em uma situação amigável. Nós esperamos que toda a competição preliminar seja ali e, depois, teremos as finais na piscina oficial da natação, a piscina principal. Será um sucesso”, declarou o presidente do Comitê Técnico de Polo Aquático da Fina, Giani Lonzi.
 
A delegação da Fina está no Rio de Janeiro para acompanhar os jogos do Rio Water Polo. O torneio feminino, que conta com Brasil, Austrália, Holanda, China, Estados Unidos e Canadá, havia sido planejado para ocorrer como evento teste da modalidade para a Rio 2016. O impasse na decisão sobre o local da modalidade, porém, impediu que isso ocorresse, fazendo com que o campeonato acabasse sendo disputado na piscina do Botafogo.
 
A decisão de voltar com o polo para o Maria Lenk veio após uma visita da delegação da Fina ao Complexo Deodoro. Os dirigentes não ficaram satisfeitos com o local e voltaram a pressionar para que o esporte fosse no Maria Lenk, que também receberá os saltos ornamentais e nado sincronizado.
 
Inicialmente, até maio, o polo aquático seria disputado no Parque Aquático Júlio DeLamare, no Maracanã. O local acabou excluído dos Jogos, porém, após um impasse entre a concessionária que administra o lugar e o governo estadual. O Maria Lenk estava sendo revisto devido ao intenso número de provas que os saltos e o nado sincronizado farão no local.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook