Força Nacional cita ameaças de milícia e "condições desumanas"

Força Nacional reclama de atraso de pagamentos / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Convocada para garantir a segurança dos turistas que virão acompanhar as Olimpíadas do Rio, que começam no dia 05, a Força Nacional de Segurança tem precisado lidar com outro problema, este mais interno: sua situação na cidade maravilhosa. 

Entre os mais de três mil homens que já estão no Rio para o esquema especial, muitos já tem levantado a polêmica das condições em que estão vivendo. Em reportagem do UOL, um oficial oriundo de Santa Catarina descreveu a situação. 

“Simplesmente nos jogaram aqui e falaram: ‘se vira’. Essa é a mensagem que nos passam. Disponibilizaram uns sacos de dormir e mais nada. Tem apartamento com infiltração, mofo. E tudo está muito sujo. Estamos nos juntando para montar uma condição mínima, mas ainda sem a verba da diária. As condições são desumanas demais. Tem oficial que não fala por medo de retaliação, mas precisamos mostrar isso”, declarou o oficial. 
 
Um dos locais em que estão hospedados, na Vila Carioca (condomínio do Minha Casa, Minha Vida), falta colhões, lâmpadas e até água, segundo a reportagem do UOL. Alguns policiais e bombeiros convocados reclamam dessas condições e denunciam atraso no pagamento das diárias. 
 
Além dos oficiais, outros cinco policiais relataram os mesmos níveis de problemas. A Associação Nacional dos Praças (Anaspra) afirma ter se reunido com os representantes do Ministério da Justiça para melhorar a situação. 

Não bastassem as condições de salubridade, houve ameaças até de milicianos que dominam a região de Anil e Gardênia. “Veio um pessoal aí na terça e na quarta passar umas regras para nós. Falaram com alguns policiais. Não entendemos direito, não conhecíamos essa dinâmica de milícia que tem aqui no Rio”, contou um dos policiais. 

“Falaram que só podemos resolver gás e internet com eles. E deram um aviso para que não a turma não fique passeando fardada e com armamento pela região”, emendou o mesmo oficial.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, após as reclamações, os agentes da Força Nacional receberão um adicional de quase 150%, saltando de R$ 224 para R$ 550 o valor das suas diárias para a Rio 2016. 

Veja Também: 

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook