Forças de Operações Especiais se preparam para o Rio 2016

Militares das Forças Especiais durante simulado de combate urbano / Foto: PH Freitas / MD

Rio de Janeiro - O Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro (Copesp) realiza, até esta sexta-feira (13.11), treinamento conjunto com as Forças Armadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. A atividade integra as unidades de Operações Especiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e tem como tema o combate urbano e ações contraterrorismo. O exercício ocorre na sede do Copesp, em Goiânia (GO). Além das Forças Armadas, integrantes da Força Nacional e da Policia Rodoviária Federal também participam do treinamento.

O coronel Alessandro Visacro, comandante do 1º Batalhão de Forças Especiais (BFEsp), explica  em que situações o treinamento desempenhado no local é utilizado pelos militares.“Em operações de Garantia da Lei da Ordem (GLO), operações de patrulhamento de faixa de fronteira e em operações urbanas”, disse. O BFEsp é um centro de comando operativo do Exército responsável por planejar e conduzir as operações especiais.
 
Uma das ações realizadas durante o treinamento foi a entrada tática, simulando ações de combate urbano. Cerca de dez militares percorrem cômodos mobiliados com objetos e alvos de papelão e entram em ação atirando com munição real, conforme as instruções passadas pelos orientadores. Esses locais (compartilhamentos) fazem parte da estrutura física do Copesp e são usados para oferecer maior realidade a esses tipos de treinamento.
 
“Para mim tem grande valia porque, quando atuava na tropa convencional, não adquiria a experiência operacional que estou obtendo aqui”, disse o tenente Thiago Pontes de Miranda, do Batalhão de Ações de Comando de Operações do Exército. Os integrantes das Forças Especiais podem ser considerados a tropa de elite das Forças.
 
De acordo com o comandante de Operações Especiais, general Mauro Sinott Lopes, os participantes do curso irão replicar o que aprenderam para as agências públicas de segurança estaduais como as policias estaduais, a Defesa Civil, entre outros. “Estamos aperfeiçoamento as melhores práticas que ocorreram em outros eventos como Copa das Confederações em 2013, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo”, disse.
 
Entre as Forças de Operações Especiais que participam do curso estão o Comando de Operações Especiais do Exercito (1º Batalhão de Forças Especiais e 1º Batalhão de Ações de Comandos), o Esquadrão de Aero Terrestre de Salvamento da Força Aérea Brasileira, o Batalhão de Forças Especiais, da Força de Fuzileiros da Esquadra e o Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook