Fórum de Secretários debate Sistema Nacional do Esporte

Foto: Divulgação

Brasília - A cidade de Brasília recebeu nesta sexta-feira (18/09) o Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte.
 

O evento discute a construção do Sistema Nacional do Esporte e colhe ideias de quem está na ponta e executa a política de esporte e lazer no país.A presidente do Grupo de Trabalho do Sistema Nacional do Esporte (GTSNE) e diretora do DPGE, Cássia Damiani, iniciou a reunião ressaltando o marco que será a concretização do sistema. “O SNE será a consolidação de um trabalho que visa colocar o esporte como uma área relevante e estratégica para o país”, disse. 

“Temos que ter uma articulação do todo. O sistema precisa ser aberto, cada um com a sua natureza tem que entrar nesse sistema, articulado em relações intersetoriais e com uma visão integrada. Também as responsabilidades se definem pela natureza dos entes e as prioridades serão estabelecidas pela adesão”, explicou Cássia Damiani. 
 
A gestora, que coordena a elaboração do Sistema, apresentou aos gestores o histórico, função e o impacto da nova legislação no setor esportivo nacional. “Nós queremos um sistema que pense os demais esportes, além do futebol, que pensa as outras dimensões esportivas. Por exemplo, existe uma grande massa invisível de brasileiros na atual Lei Pelé, que é a maioria da população que tem direito de praticar esporte e que está fora do sistema”, afirmou, citando os dados apresentados no  Diagnóstico Nacional do Esporte, pesquisa que constatou que 45,9% da população do Brasil não praticam esporte.  
 
O secretário de Esporte e Lazer do Maranhão e presidente do Fórum, Márcio Jardim, lembrou que o primeiro encontro realizado em São Luiz foi o grande passo para o início do debate do sistema. “Na oportunidade o ministro George Hilton falou que tomava o desafio da gestão e chamava a responsabilidade da construção do Sistema Nacional do Esporte. Era algo que a comunidade esportiva aclamava nas três Conferências Nacionais do Esporte realizadas. E lá foi um marco que iniciou o debate que vem se arrastando nos últimos meses na elaboração do Sistema”, disse.  
 
A secretária do Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, ressaltou que o encontro é realizado em um momento propício. “É importante, nós como gestores de esporte, darmos também a nossa contribuição. Agradeço a Cássia, que está encabeçando a criação do SNE e está aqui para apresentar o projeto”, disse. 
 
Breno Barros
 
Ascom – Ministério do Esporte
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook