Futebol: cabeças de chave e potes certos para sorteio dos grupos

Melhor do mundo, Carli Lloyd (#10) ajudou os Estados Unidos a vencer o Japão por 2 a 1 na final de Londres 2012 / Foto: Getty Images / Ronald Martinez

Rio de Janeiro - O caminho até o ouro Olímpico para as seleções do futebol começa a se desenhar. Nesta sexta-feira (8), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou mais detalhes do sorteio dos grupos do torneio do esporte nos Jogos Rio 2016. A sorte será lançada na próxima quinta-feira (14), no Maracanã.

Vai funcionar assim:
 
No masculino, os 16 países classificados foram divididos em quatro potes, em disposição definida de acordo com o ranking das seleções Olímpicas de cada nação. De acordo com esse critério, algumas equipes ficam em situação incomum: a Alemanha, por exemplo, não se classifica para os Jogos desde Seul 1988, e por isso está no pote número 4. O objetivo da Fifa é evitar que times de um mesmo continente fiquem no mesmo grupo. 
 
Sorteio masculino
Pote 1: Brasil, Argentina, México, Japão
Pote 2: Nigéria, Coreia do Sul, Honduras, Iraque
Pote 3: Suécia, Fiji, Portugal, África do Sul
Pote 4: Argélia, Colômbia, Dinamarca, Alemanha
 
Cada um dos quatro grupos do torneio Olímpico (A, B, C e D) será formado por quatro países, um de cada pote. Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase eliminatória, disputada em jogo único: quartas-de-final e, em seguida, semifinal e final.
 
O sorteio feminino funciona de forma similar, com as equipes divididas nos potes com base no ranking, atualizado em 25 de março. As 12 equipes serão divididas em três grupos (E, F e G), com quatro países cada, um de cada pote. Avançam às quartas-de-final as duas melhores equipes de cada grupo, mais as duas melhores seleções entre as terceiras colocadas.
 
Sorteio feminino
Pote 1: Brasil, Estados Unidos, Alemanha
Pote 2: França, Austrália, Suécia
Pote 3: Canadá, China, Nova Zelândia
Pote 4: Colômbia, África do Sul, Zimbábue
 
Os torneios masculino e feminino de futebol serão disputados em sete estádios de seis cidades diferentes. Além do Estádio Olímpico e do Maracanã, no Rio de Janeiro, juntam-se também as arenas das cidades do futebol: Arena da Amazônia (Manaus), Arena Corinthians (São Paulo), Arena Fonte Nova (Salvador), Estádio Mané Garrincha (Brasília) e o Mineirão (Belo Horizonte).
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook