Governo criará regras sobre uso de drones para os Jogos Olímpicos

Manual deve ser divulgado entre julho e agosto. A proposta é que ele já seja empregado durante os eventos-teste / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O governo federal irá editar um manual com regras para o uso de drones - aeronaves remotamente tripuladas-  no espaço aéreo brasileiro para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A informação foi dada nesta quinta-feira (16.04) pelo diretor do Departamento de Gestão e Planejamento de Navegação Aérea Civil, Rafael José Botelho Faria, durante workshop promovido pelo Ministério da Defesa.
 
O evento fez parte da 10º LAAD Defence & Security, maior feira da América Latina do setor, que termina nesta sexta (17.04) no Riocentro, na capital fluminense. De acordo com Faria, esse manual deve ser divulgado entre julho e agosto. “O objetivo final é estabelecer uma cartilha que também contemple medidas coercitivas. Queremos que os drones operem de modo seguro para todos”, disse. A previsão é de que esse ordenamento já seja empregado durante os eventos testes para os Jogos.
 
O coronel Jorge Humberto Vargas Rainho, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica, explicou que, atualmente, o uso de drones é regulado por meio de Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA). Segundo ele, é importante a identificação do operador do equipamento para eventual punição em caso de dano a pessoas ou ao patrimônio público e privado. “O uso de drones vai acontecer. Porém, é importante mantermos a segurança do espaço aéreo, segundo regras e conceitos existentes”, disse.
 
O workshop promovido pelo Ministério da Defesa na LAAD tem por finalidade debater o uso dos drones, especialmente nos grandes eventos. As aeronaves têm múltiplas aplicações, como vigilância de áreas, mapeamento ambiental e inspeção de rede elétrica, por exemplo. Os especialistas abordaram temas como a legislação, a certificação dos equipamentos, a utilização do espaço aéreo e a visão do emprego dos drones.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook