Governo federal confirma fechamento de aeroporto nas Olimpíadas

Regatas seriam afetadas com vento provocado pelos aviões / Foto: Wander Roberto / Inovafoto

Rio de Janeiro – Foi aprovada na manhã desta quinta-feira, pelo Comitê Gestor dos Jogos de 2016, uma resolução que altera o funcionamento do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos.
 
O fechamento parcial para embarque e desembarque se dará entre 12h40 e 17h10 entre os dias 8 e 18 de agosto do ano que vem e ocorrerá devido às competições de vela na Baía de Guanabara.
 
A demanda era antiga dos atletas e da ISAF (Federação Internacional de Vela, na tradução livre do inglês), e foi solicitada formalmente pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Após meses de debate, optou-se pelo fechamento para evitar que o vento provocado pelas aeronaves atrapalhassem o desempenho dos barcos e para que a captação de imagens aéreas para a TV também não ficassem prejudicada.
 
Ajudou na decisão o cancelamento de uma regata da classe RS:X durante o evento-teste da modalidade, ocorrido em agosto. Na ocasião, o movimento do aeroporto afetou os velejadores e alguns foram beneficiados pelas fortes rajadas de vento.
 
A Aber (Associação Brasileira das Empresas Aéras) se posicionou contra o fechamento. Segundo o órgão, mais de 150 mil passageiros deverão ser impactados com a medida, que deverá cancelar 104 voos diariamente.
 
A solução proposta é desviar parte desses vôos para o Aeroporto Internacional do Galeão, que está sendo reformado para os Jogos Olímpicos. Estima-se que R$ 2 bilhões estão sendo gastos na ampliação do aeroporto e que as obras estejam 75% concluídas.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook