Governo reconhece perigo do zika, mas descarta cancelar Jogos

Governo deve se pronunciar sobre Zika vírus na TV / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o Zika vírus uma emergência de saúde global, nesta segunda-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, participou de uma reunião ministerial com a presidenta Dilma Rousseff, e reconheceu se preocupar com o impacto da doença na Rio 2016.
 
"É claro que a gente tem preocupação e a única forma de evitar qualquer coisa é o esclarecimento", afirmou o ministro a jornalistas, destacando que no caso das Olimpíadas, a informação que será difundida é de que o dano mais dramático é a possível microcefalia para mulheres grávidas picadas pelo mosquito.
 
"Se não for uma mulher grávida, o risco é zero no sentido de um mal maior", emendou Wagner, admitindo ainda que pode haver um “recolhimento” do fluxo de turistas nos países que anunciaram casos de Zika.
 
O ministro da Casa Civil ainda seguiu a recomendação de algumas embaixadas, como a dos EUA, que não recomendaram que mulheres grávidas viagem aos países com picos da doença como o Brasil, devido ao risco da microcefalia.
 
Dilma ainda fará, nos próximos dias, um pronunciamento em cadeia nacional pedindo mobilização no combate ao Aedes Aegypti, transmissor do Zika, segundo Jacques Wagner.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook