Herói iraquiano foge do Estado Islâmico e virá ao Brasil para Jogos

Iraque na abertura dos Jogos de Londres, em 2012 / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Ayman Hussein não podia conviver mais com a possibilidade de ser capturado pelo Estado Islâmico e ter um fim trágico como tantas outras milhares de pessoas tiveram com o grupo armado terrorista no Oriente Médio. O iraquiano então resolveu fugir de Kirkuk, no nordeste do país, e perseguir um sonho.
 
O sonho em questão teve seu ápice no jogo contra o Qatar, no último dia 29. Ayman marcou um dos gols da vitória do Iraque por 2 a 1, válida pelo Campeonato Asiático Sub-23, e garantiu a classificação de seu país para a Rio 2016. Em agosto, estará no Brasil pela primeira vez.
 
“Eu agradeço a Alá pela minha situação de vida hoje. Muito dos iraquianos desalojados vivem em tendas", afirmou o iraquiano, que vive hoje na capital Bagdá, e lamenta que o destino do irmão, capturado pelo EI, não tenha sido tão glorioso quanto o seu. “Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele”, disse à Associated Press.
 
Sua mãe e outros irmãos vivem nas cercanias de Kirkur, a 236km da capital, e continuam sendo o combustível para Ayman. "Eu ainda estou lidando com situações muito difíceis, mas isso me dá ainda mais motivação para fazer minha família e meu país orgulhosos", declarou o jogador.
 
Os momentos de glória vividos pelo iraquiano têm sido intensos. Após o gol e a classificação olímpica, a seleção foi recebida por uma multidão no aeroporto de Bagdá. O primeiro-ministro do país também recebeu o jogador, que visitou ainda os líderes da Força de Mobilização Popular, grupo xiita que luta contra o EI.
 
Na Rio 2016, o Iraque competirá na sua quinta Olimpíada. Seu melhor resultado foi um quarto lugar em Atenas 2004.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook