IAAF nega que saltador amputado dispute Jogos Olímpicos

Atleta pleiteava disputar Olimpíadas mesmo amputado / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) negou o pedido do saltador amputado Markus Rehm, que almejava disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro junto com os atletas sem deficiência. 

O presidente do órgão, Sebastian Coe, afirmou que o atleta alemão não conseguiu comprovar que não teria vantagem sobre os demais atletas devido à sua prótese

"A situação não é complicada. Ele tem que demonstrar que a prótese que usa não lhe dá uma vantagem decisiva e, no momento, não conseguiu provar", declarou Coe. 
 
Rehm é o atual campeão paralímpico do salto em distância e detém o recorde mundial da categoria. Aos 27 anos, porém, o atleta esperava disputar a Rio 2016 junto com os atletas sem deficiência. Para isso, preparou um estudo científico para tentar convencer a IAAF. 
 
A pesquisa mostrava que o alemão não teria qualquer benefício sobre os atletas sem deficiência, porque sua arrancada menos eficiente compensaria eventual melhora sua no salto. 
 
Há precedente recente parecido com o caso de Rehm. Em Londres 2012, o ex-velocista sul-africano Oscar Pistorius disputou as Olimpíadas junto com os atletas não deficientes. 
 
Veja Também: 

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook