Iraniana das Olimpíadas e Paraolimpíadas será porta-bandeira

Zahra Nemati: atleta olímpica e paraolímpica / Foto: Dennis Grombkowski / Getty Images

Rio de Janeiro - A iraniana Zahra Nemati sofreu um verdadeiro baque quando, em 2004, quando ela se solidificava como uma jovem e proeminente faixa preta no taekwondo, ela sofreu um grave acidente de carro. 

A lutadora teve sua espinha atingida e perdeu o movimento das pernas. Estava decretado o fim da sua trajetória no taekwondo. Mas mal sabia ela que o caminho do esporte permanecia aberto e daria frutos ainda maiores. 

Um salto no tempo para o dia 5 de agosto, quando Nemati será a porta-bandeira do Irã na cerimônia de abertura da Rio 2016 e com um detalhe: ela participará como atleta nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas. 

A história é a seguinte: cansada de estar longe do esporte, dois anos após o acidente de carro, a iraniana passou a praticar tiro com arco. Gostou, cresceu na modalidade e, em apenas seis anos, nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, foi campeã na prova W1/W2, quebrando o recorde paraolímpico.

Nemati ainda foi bronze por equipes, tornando-se a primeira mulher iraniana campeã olímpica ou paraolímpica. 

Mas ela queria mais. Decidiu que tentaria participar também das Olimpíadas e foi inspirada pela história de Paola Fontato, que disputou os dois eventos em Atlanta 1996. No Campeonato Asiático de Tiro com Arco saiu sua classificação, no ano pasado. Em 23 de janeiro o convite para ser porta-bandeira. 

Mesmo sem grandes chances de medalhas, a arqueira tem esperança em novas conquistas. "Farei meu melhor para ter conquistas na Olimpíada e na Paralimpíada simultaneamente. Quero dedicar uma medalha de ouro para minha família", declarou à BBC, recentemente. 

Aos 31 anos, Nemati é também palestrante em painéis da Organização das Nações Unidas, reconhecida no mundo todo como um exemplo no esporte.

Veja Também: 

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook