Isinbayeva ameaça ir à Corte de Direitos Humanos para disputar Jogos

Yelena Isinbayeva / Foto: Reprodução / Instagram

Rio de Janeiro – A bicampeã olímpica do salto com vara Yelena Isinbayeva ameaçou recorrer à Corte de Direitos Humanos contra a possível decisão da Iaaf (Associação das Federações Internacionais de Atletismo) de banir a delegação russa do atletismo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
Em novembro um escândalo de acobertamento de doping veio à tona a partir de um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada). No documento haviam provas de um esquema de doping organizado e generalizado na Rússia, o que fez com que a Iaaf suspendesse o país de todos os torneio oficiais. Em 17 de junho a entidade máxima do atletismo deverá anunciar a decisão quanto aos Jogos Olímpicos.
 
 “Se a decisão for contra nós, irei pessoalmente apresentar um caso de discriminação na corte dos direitos humanos. Há tanta negatividade sobre a Rússia neste momento, mas o doping não é um problema apenas na Rússia. Atletas da América, Jamaica e muitos outros países foram pegos no doping e voltaram dois anos depois. Apenas na Rússia teve esse banimento de todo o time. É uma violação dos direitos humanos”, defendeu Isinbayeva.
 
Depois de ficar um ano fora das pistas de atletismo por causa do nascimento da sua filha, a atleta retornou aos treinos e competições em 2015, com vistas à medalha de ouro olímpica na Rio 2016. “Tenho trabalhado duro para voltar desde o nascimento. Está poderia ser uma grande conquista para as mulheres. Estou brava porque estou saudável, eles nem estão me dando uma chance de competir. Está tudo ficando muito estressante”, rebate.
 
“Estou louca (com o banimento). Essa é minha chance de conquistar a terceira medalha de ouro olímpica e escrever um novo capítulo em minha história. Mas estão pedindo para que eu pague pelos erros dos outros”, finaliza a russa.
 
Isinbayeva descarta ainda a possibilidade de competir sob a bandeira olímpica, caso a Rússia seja banida.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook