Jogos do Rio podem ter o atleta mais velho de todos os tempos

Hiroshi Hoketsu / Foto: Reprodução / Blog Almanaque Olímpico

Rio de Janeiro – Ele foi um dos grandes destaques nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, não pelo seu desempenho esportivo, mas por ser o atleta mais velho de todos: em Pequim 2008 e Londres 2012, o japonês Hiroshi Hoketsu tinha 67 e 71 anos, respectivamente. Agora, pretende ir mais longe, ser o mais velho atleta da história olímpica.
 
O páreo é com o sueco Oscar Swahn, que esteve nos Jogos da Antuérpia, em 1920, com 72 anos e 279 dias. Caso consiga se classificar na equipe japonesa de adestramento, no hipismo, Hiroshi disputará a Rio 2016 com 75 anos.
 
O atleta também tem uma marca longeva em Jogos Olímpicos. O primeiro que participou foi na sua terra natal, em Tóquio 1964, aos 23 anos.  Sofreu depois com um corte em cima da hora em Seul 1988 e só voltou às pistas olímpicas em Pequim.
 
Isso rendeu ao vovô um outro recorde, já sacramentado: o de atleta com maior intervalo de tempo entre duas participações olímpicas (44 anos). A carreira olímpica, que já dura 48 anos (contando até Londres 2012), também pode ser considerada a mais longa da história.
 
Se mantiver vivo o sonho olímpico por mais quatro anos, é possível que dispute as Olimpíadas novamente na sua terra natal, já que os Jogos de 2020 serão em Tóquio.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook