Jogos Olímpicos deixam times cariocas “sem casa” em 2016

Maraca deixará clubes na mão por causa da Rio 2016 / Foto: Érica Ramalho / Divulgação

Rio de Janeiro – Com as Olimpíadas do Rio batendo à porta, há quem já esteja lucrando ou com altas expectativas a respeito de ganhos incomuns com os Jogos. Para os clubes de futebol cariocas, porém, a situação é oposta: com a utilização das duas principais arenas da cidade no evento internacional, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo perdem em arrecadação e torcida.
 
Isso porque o Engenhão, que receberá na Rio 2016 as competições de atletismo, já deverá ser entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COB) neste início de janeiro. Com isso o Botafogo, que tinha no local seu principal espaço para treinos e jogos, acaba sendo o primeiro prejudicado.
 
A ideia do time de General Severiano é, agora, recuperar o estádio de Caio Martins para jogos de menor parte. Um projeto buscava ampliar a capacidade da arena, dos 6 mil, para 18 mil lugares, mas acabou sendo mal sucedido. O clube também cogita usar o estádio do Tupi, em Juiz de Fora (MG), onde considera ter boa torcida.
 
Fluminense, Flamengo e Vasco, por outro lado, sofrerão com a perda do Maracanã, maior estádio em capacidade do país, que será reservado para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, bem como de parte do torneio de futebol olímpico.
 
O time de Laranjeiras deverá recorrer aos estádios de Macaé e Volta Redonda para os jogos do estadual. Já para as partidas da liga Sul-Minas-Rio, o Flu busca jogar no estádio de Cariacica, no Espírito Santo.
 
O Flamengo, de início, é o que mais sofrerá com a perda de receita, já que costumava levar multidões ao Maracanã. O time deverá também usar as arenas do estado para o Cariocão e, para jogos maiores, como os da Copa do Brasil, viajar o país pelos estádio da Copa do Mundo de 2014.
 
"Perder o Maracanã e o Engenhão é desagradável, mas não representa necessariamente perda de bilheteria. Ao contrário, normalmente conseguimos receita superior jogando fora do Rio. A receita de bilheteria do carioca normalmente é ínfima. Qualquer amistoso rende mais", acredita Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo.
 
O Vasco, por fim, deverá ser o menos prejudicado, já que tem seu próprio estádio, o São Januário.O clube apenas deverá de arrecadar nos grandes jogos, em que costumava ser o mandante no Maracanã, como foi em 2015.
 
A temporada dos clubes cariocas está marcada para começar apenas em 31 de janeiro. Até lá os jogadores deverão se apresentar para algumas semanas de treinamento.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook