Jogos Olímpicos promete por à prova hegemonias do esporte

Recordista absouluto de medalhas Olímpicas, Michael Phelps ajudou a equipe dos Estados Unidos a vencer a prova dos 4x100m medley nas três últimas edições dos Jogos / Foto: Getty Images / Chris Hyde

Rio de Janeiro - Alguns países dominam determinados esportes há tanto tempo, que às vezes parece difícil imaginar atletas de outras nações em cima do pódio. Mas, como ensina a história, todas as dinastias têm um fim. Listamos abaixo algumas hegemonias que serão postas à prova nos Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
Será que a soberania dessas nações vai continuar ou os espectadores vão testemunhar o nascimento de novos campeões?
 
Confira alguns esportes com hegemonias:
 
Atletismo
 
Os jamaicanos dominaram os 100m rasos, prova mais veloz do atletismo, nas duas últimas edições dos Jogos, com os ouros de Usain Bolt e Shelly-Ann Fraser-Pryce em Pequim 2008 e Londres 2012. O país ocupou os três lugares do pódio feminino, em Pequim, e a primeira e segunda posição no masculino, em Londres. Os norte-americanos Justin Gatlin e Carmelita Jeter, que conquistaram medalhas em Londres 2012 e no último campeonato mundial, são os principais concorrentes dos jamaicanos.
 
Basquete
 
As norte-americanas são donas de sete ouros, conquistados nas dez edições Olímpicas que contaram com disputas femininas do esporte. E estiveram no topo do pódio desde Atlanta 1996. A França, que ficou com a prata em Londres 2012, e a Espanha, vice-campeã em Pequim 2008 e no último mundial, vão tentar quebrar o domínio dos Estados Unidos nos Jogos Rio 2016.
 
Futebol
 
Desde Atlanta 1996, quando o futebol feminino estreou nos Jogos, os Estados Unidos ganharam quatro das cinco medalhas de ouro disputadas, incluindo nas três últimas edições, e uma prata. O Japão - que venceu a Copa do Mundo em 2011 e levou a prata em Londres 2012 - é o maior obstáculo no caminho das norte-americanas, assim com o Canadá, a França e o Brasil.
 
Natação
 
A equipe masculina do revezamento 4x100m medley dos Estados Unidos detém uma das maiores dinastias Olímpicas. Os norte-americanos ocupam o topo do pódio na prova desde Los Angeles 1984, acumulando oito vitórias seguidas. Japão e Austrália, que conquistaram medalhas em Pequim 2008 e Londres 2012, são a principal ameaça aos nadadores norte-americanos.
 
Vôlei de praia
 
Kerri Walsh e Misty May, dos Estados Unidos, saíram com o ouro nas últimas três edições dos Jogos, ficando invictas por 21 jogos. Com a aposentadoria de May após Londres 2012, Walsh vai competir nos Jogos Rio 2016 ao lado de April Ross, medalha de prata em Londres. Brasil e China serão suas principais rivais.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook