Jornalista britânico diz que Rio comprou Jogos de 2016

Andrew Jennings ataca novamente: dessa vez o jornalista acusa o Rio de ter comprado os Jogos de 2016 / Foto: Bienal Internacional do Livro

Rio de Janeiro - Não bastassem os problemas que os Jogos Olímpicos de 2016 vêm enfrentando em relação às obras, greves de funcionários e a pressão por parte do COI, uma nova polêmica parece ter surgido para tirar a dor de cabeça dos organizadores responsáveis pela edição do maior evento esportivo do mundo. 

Andrew Jennings, jornalista e inimigo número 1 da FIFA (o britânico já escreveu um livro em que escrutina a maior entidade do futebol e faz com frequência diversas declarações contrárias à FIFA) acusa o Rio de Janeiro de ter "comprado" os Jogos de 2016. 

O britânico ainda sugere que hajam protestos durante a realização do evento no Rio. "Eu acredito que o Rio pagou para conseguir as Olimpíadas. Vocês não ganharam a competição por serem pessoas amáveis e bonitas, pela beleza do Rio de Janeiro ou porque chegou o momento de o evento ir para a América Latina", detona. 

De acordo com Jenning, João Havelange, então membro do COI e ex-presidente da FIFA, teria agido ilicitamente em favor do Rio, quando da decisão do COI, em 2009. 

"O Havelange sabia que a investigação de corrupção estava se aproximando e pensou: 'Vou deixar os brasileiros pensarem que são especiais por minha causa'. [...] Não se de onde o dinheiro veio, mas acredito que entrou no COI", garante. 

Presente na 23ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, para divulgar seu novo livro, "Um jogo cada vez mais sujo", Jenning sugere que protestos poderão ser feitos atrás do campo de golfe, esporte sem tradição em Olimpíadas, segundo ele. 

"Existe uma estrada ao lado do campo de golfe. Imagine se, no primeiro dia de disputa, antes da tacada do melhor jogador do mundo, alguém soltar um fogo de artifício. Esse seria o protesto do povo contra esportes que não pratica, sem machucar ninguém", insinua. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook