Judô é o campeão de medalhas olímpicas do Brasil no século

Judô possui 19 medalhas olímpicas / Foto: Divulgação / CBJ

Rio de Janeiro – Foram só três edições desde que o século 21 chegou, mas foram três edições de respeito para o esporte olímpico brasileiro. O início do novo período de cem anos foi auspicioso. Depois de sair de Sydney, em 2000, sem nenhuma medalha de ouro, o Brasil uma guinada e registrou campanhas inéditas nos Jogos a partir de então.
 
Em Atenas 2004 atingiu sua melhor marca até hoje: cinco medalhas de ouro. Em Pequim 2008 e Londres 2012 quebrou recordes no que tange ao total de medalhas (índice utilizado pelo Comitê Olímpico do Brasil): 15 e 17, respectivamente.
 
Em 2016, com as Olimpíadas em casa, o planejamento do COB é que o país atinja 27 medalhas, dez a mais que em Londres, para terminar a competição no Top-10 do ranking geral. Para isso, precisa contar com a modalidade que mais medalhas trouxe ao Brasil até aqui, neste século: o judô.
 
Foram nove medalhas, três a mais que o segundo esporte da lista, o vôlei de praia. Vela e vôlei, ambos esportes com cinco pódios cada, vêm logo atrás. Natação (4), futebol (4), boxe (3), atletismo (2), taekwondo (1), pentatlo moderno (1), hipismo (1) e ginástica artística (1) fecham o ranking.
 
O judô é um dos esportes que apresentou maior evolução na história das Olimpíadas. Das suas 19 medalhas conquistadas desde a primeira edição dos Jogos, quase 50% delas foram conquistadas nos últimos 12 anos, o que comprova a ascensão da modalidade por aqui.
 
Por isso, esportes que tradicionalmente traziam medalhas para o Brasil, acabaram ficando bem para trás. É o caso do atletismo que, das 14 medalhas olímpicas conquistadas, obteve apenas duas no século 21.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook