Japão domina o dia de disputas do judô

Haruka Tachimoto, no feminino, e Mashu Baker, entre os homens, levaram o ouro nas duas categorias da quarta-feira / Foto: Patrick Smith/Getty Images

Rio de Janeiro - O Japão foi o único país a subir ao topo do pódio na Arena Carioca 2 nesta quarta (2). Berço do judô, o país fez valer a tradição no esporte e levou o ouro nas duas categorias do dia: até 70kg feminino, com Haruka Tachimoto, e até 90kg masculino, com Mashu Baker. 
 
No feminino, Tachimoto, de 26 anos, ganhou o ouro em sua segunda participação Olímpica – ficou em sétimo em Londres 2012. Na final, ela ganhou da colombiana Yuri Alvear, que levou a prata. Os bronzes ficaram com Sally Conway, da Grã-Bretanha, e Laura Koch Vargas, da Alemanha. 
 
"Esses quatro anos foram muito duros para mim, mas nunca desisti e segui acreditando em mim. A segunda luta foi a mai tensa, pois se perdesse ali, tudo estaria acabado", comentou Tachimoto.
 
Na categoria masculina, Baker, de apenas 21 anos, garantiu o lugar mais alto do pódio no combate com o georgiano Varlam Liparteliani, que ficou com a prata. Outros dois judocas asiáticos, Donghan Gwak, da República da Coreia, e Xunzhao Cheng, da China, conquistaram o bronze. 
 
"Este era o meu sonho desde os seis anos de idade e estou muito feliz por ter conseguido. Foi muito díficil, mas eu queria muito ser o campeão e dei tudo de mim", relatou o japonês. 
 
Os brasileiros Tiago Camilo, prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008, e Maria Portela participaram das disputas, mas caíram na terceira fase da competição – ele para Mammdali Mehdiyev, do Azerbaijão, e ela para Bernadette Graff, da Áustria. 
 
Nesta quinta (11), a programação do judô na Arena Carioca 2 contempla as disputas das categorias até 78kg do feminino, que terá Mayra Aguiar em ação, e até 100kg do masculino, onde o Brasil será representado por Rafael Buzacarini.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook