Mariana Silva garante vaga nas semifinais do judô

Brasileira da categoria até 63 quilos vence suas três primeiras lutas e volta ao tatame à tarde / Foto: Flavio Florido/Exemplus/COB

Mariana Silva segue firme na luta pela sonhada medalha olímpica. Com as três vitórias que conquistou na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, na Arena Carioca 2, a brasileira garantiu vaga nas semifinais da categoria até 63 quilos do judô na Rio 2016.
 
Caso vença a eslovena Tina Trstenjak assegurará lugar na final. A derrota a levará para a disputa da medalha de bronze.
 
A trajetória de Mariana na competição começou com uma vitória tranquila por ippon sobre Szandra Szogedi, de Gana. Na segunda luta, ela teve que enfrentar nada menos do que a atual campeã europeia da categoria, a alemã Martyna Trajdos. A  brasileira venceu pelo número de shidos: recebeu apenas uma penalidade contra três da adversária. Mas a torcida queria mais da judoca.
 
No terceiro combate, já pelas quartas de final, Mariana enfrentou a cabeça-de-chave israelense Yarden Gerbi. A luta foi intensa e equilibrada até o fim. Tanto, que a brasileira só conseguiu vencer no golden score (tempo extra), em que qualquer pontuação garante a vitória. Com um yuko, Mariana garantiu presença nas semifinais.    
 
No masculino, Victor Penalber naõ conseguiu avançar na disputa da categoria até 81kg. No primeiro combate, derrotou o moçambicano Marlon Acacio, mas acabou parando nas oitavas de final ao ser derrotado para Sergiu Toma, dos Emirados Árabes Unidos, por Ippon. Resignado, Pernalber disse que o adversário foi mais rápido na pegada.
 
"No momento em que tentei arrancar a pegada dele, acabei me desequilibrando e tomei um wazari. Isso mudou totalmente a estratégia da luta. Tive que me abrir para buscar a vitória. Se não tivesse levado aqule golpe no início e se meu yuko fosse um wazari, seria diferente", analisou o brasileiro, que se emocionou com a torcida gritando seu nome mesmo com a derrota.   
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook