Lagoa Rodrigo de Freitas na rota das competições internacionais

Atletas remam na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões-postais do Rio / Foto: Getty Images / Jamie McDonald

Rio de Janeiro - O projeto de infraestrutura que vai preparar a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, para receber as provas de remo e canoagem velocidade dos Jogos Rio 2016 deixará um importante legado. A instalação de uma estrutura submersa - a partir do próximo mês - permitirá que a Lagoa receba as principais competições internacionais de ambos os esportes após os Jogos.
 
“A implementação destas estruturas vai elevar a raia de um nível adequado para competições locais a uma raia capaz de receber qualquer tipo de competição de remo e canoagem velocidade pelas próximas décadas. O sistema que será utilizado é o mais moderno disponível e o que causa menor impacto ambiental, ou seja, é a solução mais adequada para a instalação”, explica Gustavo Nascimento, diretor de Gestão de Instalações do Comitê Rio 2016.
 
Executado pelo governo do estado do Rio, o projeto prevê a implantação de suportes metálicos submersos, três metros abaixo do espelho d’agua, para sustentar os equipamentos e os sistemas de raias, cronometragem e cobertura televisiva da instalação. Feitas sob medida, as estruturas atendem aos requerimentos das federações internacionais de remo e canoagem.
 
“Todo o trabalho foi feito levando em consideração o legado para o Rio. Fizemos um estudo de solo e de profundidade para verificarmos a melhor forma e o melhor material a ser usado. A metodologia é totalmente submersa, para não interferir no espelho d’água da Lagoa”, afirma Rodrigo Vieira, secretário de Projetos Especiais da Casa Civil.
 
Ainda segundo o secretário, o trabalho deverá durar cerca de três meses, com início previsto para abril deste ano. A obra contempla ainda a construção de uma nova torre de chegada e a reforma do edifício garagem de barcos.
 
Uma vez instalada a infraestrutura, o Comitê Rio 2016 fornecerá os equipamentos para instalação das raias, que serão doadas ao estado após o evento. O evento-teste de remo, marcado para agosto deste ano, será a primeira oportunidade para o Comitê Rio 2016 testar o novo sistema. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook