Lançado edital para preparar UFRJ como local de treinos para 2016

A UFRJ receberá instalações para treinos de nado sincronizado, rúgbi e hóquei sobre a grama durante o Rio 2016 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Diário Oficial da União desta quinta-feira (5.02) traz o aviso de licitação para obras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde haverá instalações para treinos de nado sincronizado, rúgbi e hóquei sobre a grama durante os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016. O edital prevê construção, reforma, operação e manutenção de instalações da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, localizada na cidade universitária. O financiamento será do Ministério do Esporte.
 
O governo federal está encarregado de preparar vários locais de treinamento para delegações durante os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. São instalações localizadas em instituições federais – universitárias e militares. Os preparativos incluem obras de reforma e adequações de estruturas já existentes. Nestes locais de treinamento serão contempladas dez modalidades olímpicas (além de nado sincronizado, rúgbi e hóquei sobre a grama, atletismo, futebol, natação, pentatlo moderno, polo aquático, saltos ornamentais e vôlei) e duas paraolímpicas (atletismo e futebol de 7).
 
A decisão de fazer melhorias em instalações já existentes foi tomada conjuntamente com a organização dos Jogos Olímpicos e atende ao propósito de realizar os Jogos com a máxima qualidade ao menor custo. A prioridade do governo federal é reduzir ao mínimo necessário os recursos públicos aportados nos preparativos, por isso a opção por reformar e revitalizar o parque esportivo já construído na universidade, em vez de apenas construir novas estruturas. Com isso, pretende-se potencializar o legado dos Jogos Olímpicos.
 
Na UFRJ haverá construção de novos espaços e reformas já existentes. Serão erguidos dois campos de hóquei sobre grama, com os requisitos da Federação Internacional de Hóquei, um campo de rúgbi, seguindo as normas da International Rugby Board, e estruturas como recepção, salas administrativa, médica, de fisioterapia e para controle de dopagem, vestiários e depósito para equipamentos esportivos.
 
Instalações existentes serão reformadas, como a piscina de 50 x 25m para nado sincronizado, corredores, áreas de apoio, locais de circulação com acessibilidade, área para depósitos e escritórios, vestiários, além da infraestrutura do entorno (calçamento, arruamento, iluminação e drenagem), conforme normas de transporte e acessibilidade.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook