Medalhista mundial é 1º brasileiro garantido no boxe olímpico

Robson Conceição está na Rio 2016 / Foto: Divulgação / Aiba

Rio de Janeiro – Robson Conceição é o primeiro pugilista brasileiro classificado para as disputas do boxe nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Medalhista de bronze no Mundial de Doha, no Qatar, em outubro, o lutador foi confirmado nesta terça-feira como atleta garantido na categoria leve, de até 60 kg.
 
A vaga do brasileiro foi herdada porque Albert Selimov, do Azerbaijão, medalhista de prata no mesmo Mundial e vitorioso na luta contra Robson, já havia se classificado para os Jogos com seu resultado na Liga Mundial de Boxe, liga pertencente à Aiba (Associação Internacional de Boxe).
 
Na ocasião do Mundial, apenas os três primeiros de cada categoria se garantiam nos Jogos Olímpicos. Robson, mesmo tendo conquistado um bronze, havia ficado em quarto lugar. Agora, no Rio, o pugilista terá sua terceira chance de conquistar um pódio olímpico, depois de participações frustradas em Londres 2012 e Pequim 2008.
 
Ano que vem, outros boxeadores do Brasil disputarão as demais vagas olímpicas garantidas pela Aiba em virtude do benefício de país sede. Buenos Aires recebe o Pré-Olímpico das Américas em março; em maio, em Sofia, na Bulgária, haverá outro qualificatório e no mesmo mês, em Astana, no Cazaquistão, as lutadoras disputam o Mundial feminino.
 
Por fim, em junho, em Baku, no Azerbaijão, os atletas terão a última chance de classificação olímpica.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook