Melo/Soares decepciona e Bellucci põe Brasil nas oitavas do tênis
Rio de Janeiro - O tênis brasileiro viveu mais uma noite de fortes emoções nas quadras do Parque Olímpico nesta terça-feira. Uma eliminação nas duplas nada previsível e uma classificação no simples masculino, até certo ponto, inesperada, fez o público brasileiro vibrar com a modalidade como há tempos não fazia.
Por um lado houve a eliminação precoce da dupla Marcelo Melo/Bruno Soares, número 3 do ranking mundial, para os romenos Mergea/Tecau (parciais 4/6, 7/5 e 2/6), que surpreendeu a todos, sobretudo pela maneira como ocorreu.
Começando o set praticamente perfeitos, os romenos abriram caminho para que os brasileiros estivessem, na maior parte do jogo, com a corda no pescoço. Quem analisa assim foi o próprio Bruno.
"Eles jogaram muito bem, o início foi cruel, já saíram quebrando. Mas o fator principal foi o tanto que eles sacaram. O Tecau foi absurdo. E o Mergea que é um cara que sempre saca mais fraco hoje sacou muito bem, executou muito bem segunda bola. E sempre jogando com a corda no pescoço, é difícil você saber que tem que confirmar seu saque, tendo pouquíssimas chances. Hoje eles estavam colocando pressão o tempo inteiro", observa.
O tenista ensaiou boas devoluções no segundo set e, mesmo estando sempre atrás, a dupla conseguiu reverter de forma heróica um game que estava 0-40 para vencer o segundo set. Bruno chegou a pensar que eles poderiam diminuir o ritmo, mas o terceiro set veio arrasador e selou a derrota nas quartas da dupla brasileira.
"Eu e Bruno a gente perdeu nas quartas de Londres, nas quartas de novo agora, a gente chegou perto. Chateado por não ter conseguido passado pra semi, mas ao mesmo tempo um pouco tranquilo por saber que a gente fez o que a gente podia. A gente fez a preparação que a gente deveria. Fizemos três belos jogos, mas hoje a gente era tão favorito quanto eles são favoritos", opina Marcelo.
Por outro lado...
Se a derrota nas duplas surpreendeu, quem também quebrou as expectativas, positivamente, foi o brasileiro Thomaz Bellucci (30º do ranking). Jogando pela 2ª rodada do torneio de simples, contra o 21º do mundo, o uruguaio Pablo Cuervas, o brasileiro começou arrasador e inflou a torcida com uma vitória que o credenciou a disputar, pela 1ª vez na vida, as oitavas de final das Olimpíadas.
"Eu tinha jogado duas Olimpíadas sem conseguir ganhar nenhum jogo. Passei a primeira rodada num jogo difícil. Eu entrei pra avançar no torneio, sabia que estava jogando bem, fazendo meu trabalho certo. Então entrei sabendo que eu poderia fazer uma grande semana, com a esperança de chegar longe e representar bem meu país", afirma Bellucci.
A torcida brasileira foi, mais uma vez, a alma do jogo. "A energia que estava lá dentro, estava todo mundo no mesmo pensamento, de levar o Brasil pra terceira rodada. Quero sair da quadra com o sentimento de missão cumprida", finaliza Bellucci, que joga contra o belga David Goffin amanhã, às 15h30.
Marcelo Melo inicia também amanhã, junto com Teliana Pereira, a disputa do torneio de duplas mistas. "A gente está empolgado. Vou treinar com a Teliana amanhã. Hoje é lamentar um pouquinho mas a partir de amanhã é 100% de novo, torcida vai vir ajudar com certeza de novo, Teliana está empolgada, eu estou empolgado, e vamos com tudo, quem sabe sai na mista. Agora é foco total na mistas", conclui.
Veja Também: