Mesmo com atrasos e problemas, COI vê Rio "pronto para receber o mundo"

Arena Carioca 3 / Foto: Renato Sette Camara / Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Internacional (COI), na figura da sua coordenadora de comissão, Nawal El Mountawakel, divulgou uma carta afirmando que o Rio está pronto para receber o mundo. 

A 25 dias da cerimônia de abertura das Olimpíadas, a entidade enviou o comunicado pela assessoria de imprensa aos veículos de comunicação com uma visão otimista do evento, mesmo após diversos problemas, recentes, de atrasos na entrega de obras, sobretudo de mobilidade, na cidade. 

"O Rio está pronto para receber o mundo. Os atletas olímpicos podem esperar uma excelente Vila Olímpica e venues absolutamente deslumbrantes. Com as vistas do Corcovado e do Pão de Açúcar para as novas estruturas na Barra ou Deodoro e para o icônico estádio do Maracanã ou a Praia de Copacabana, não posso imaginar panos de fundo mais espetaculares para os melhores esportistas do mundo mostrarem seus talentos para o mundo", declarou Nawal. 
 
Ela, que também foi atleta olímpica (campeã em Los Angeles 1984, nos 400m), esteve diversas vezes no Rio nos últimos sete anos, em visitas técnicas e de inspeção das instalações que estavam sendo construídas. 
 
Entre os destaques feitos pelo COI estão a realização dos 44 eventos teste e a garantia de que o Velódromo, no Parque Olímpico, e o Centro de Hipismo, em Deodoro, ficarão prontos a tempo (as instalações ainda estão em construção e são monitoradas de perto pelo COI).
 
"Visitei o Rio regularmente desde 2009 e amo os cariocas e os brasileiros em geral. Eles são muito acolhedores e hospitaleiros, sabem receber hóspedes e como viver intensamente. Espectadores visitando o Rio em agosto poderão vivenciar intensamente esse espírito indo às venues e descobrindo a cidade. Os cariocas estarão celebrando, o que significa que o Rio de Janeiro será o lugar para estar neste agosto. Os brasileiros transformaram a cidade através de uma visão de legado que se transformou em realidade. Não apenas entregando todas as venues e serviços que os Jogos requerem a seu tempo, mas também criando um legado que beneficiará os cidadãos locais e o país todo por décadas. O sucesso desses Jogos será o sucesso deles", emendou. 
 
A entidade mencionou a nova Linha 4 do metrô, que deve ser liberada, apenas para quem for assistir aos Jogos Olímpicos, a partir do dia 1º de agosto. O novo modal ligará Ipanema, na zona Sul, à Barra da Tijuca. O COI citou ainda o corredor Transolímpico do BRT, que ligará a Barra, onde fica o Parque Olímpico, a Deodoro, onde serão disputadas outros esportes. 
 
"Nossa jornada está entrando na fase mais crítica: a operação dos Jogos. Estamos obviamente muito orgulhosos de estarmos prontos para receber o mundo e acho que podemos também ver a transformação do Rio em todo lugar que vamos. Há muito trabalho pela frente, mas estamos cheios de energia. Vamos entregar grandes Jogos", declarou o presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Carlos Arthur Nuzman. 

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook