Ministro do esporte: “O fogo vai esquentar o coração dos brasileiros”

Símbolo dos Jogos será aceso nesta quinta (21.04) em Olímpia, na Grécia / Foto: Roberto Castro/ME

Grécia - O ministro do Esporte, Ricardo Leyser, acompanha nesta quinta-feira (21.04), em Olímpia, na Grécia, a cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica, que marca oficialmente o início do revezamento da tocha dos Jogos Rio 2016.
 
O fogo será aceso no Templo de Hera e transmitido ao primeiro carregador da tocha, o ginasta grego Lefteris Pestrounias, no Estádio Olímpico. 
 
Para o ministro Ricardo Leyser, a cerimônia realizada em Olímpia é carregada de história e importantes simbolismos antigos. “Amanhã nós vamos acender o fogo olímpico da Rio 2016 no Templo de Hera, em Olímpia, onde tudo começou e onde os Jogos foram criados, imaginados”, afirmou. “Na Grécia antiga havia tréguas de três meses antes e depois dos Jogos para que os guerreiros pudessem participar”, disse.
 
Leyser explicou também que o acendimento da Chama Olímpica marca oficialmente o início dos Jogos do Brasil. “Essa cerimônia marca efetivamente o início dos jogos. A chama é acesa e começa o percurso da tocha, que vai rodar o Brasil de norte a sul, as capitais e os principais pontos turísticos”, comentou. Para o ministro, a partir da cerimônia desta quinta-feira, as atenções para os Jogos aumentarão a cada dia e os brasileiros sentirão o calor trazido pelo poder do espírito olímpico. “Com certeza esse fogo vai esquentar o coração do brasileiro e fazer um aquecimento para o início dos Jogos, chamando a atenção para o esporte e para os atletas que estão chegando. O Brasil começa a entrar, finalmente, no clima olímpico”, concluiu.
 
Últimos ajustes - A cidade de Olímpia parou para assistir ao ensaio oficial da Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica. Com o Sítio Arqueológico tomado por crianças, curiosos e moradores da região, a atriz grega Katerina Lehou, acompanhada por várias sarcerdotisas, acendeu a tocha olímpica em frente ao Templo de Hera.
 
Sob o olhar atento de jornalistas do mundo inteiro, ela caminhou em direção ao Estádio Olímpico. Antes de passar o fogo para a tocha dos Jogos Rio 2016, responsabilidade dada ao ginasta Lefteris Pestrounias e que ontem foi novamente representado por um ator, katerina soltou uma pomba branca, em sinal de paz e união dos povos, e arrancou aplausos do público.
 
O ensaio oficial terminou antes da participação de Giovane Gávio. Amanhã, o bicampeão olímpico (1992 e 2004) vai receber a tocha das mãos de Pestrounias, que ainda não havia chegado à Olímpia após disputar o evento-teste de ginástica no Rio de Janeiro, e será o primeiro brasileiro a carregá-la em território grego.
 
Outro brasileiro, bem menos famoso que Gigio, também chamou a atenção no evento. Vestido com a camisa verde e amarela da seleção pentacampeã de futebol, Etiene Andrade de Jesus parecia não acreditar no que está por vir amanhã. “Moro em Pyrgos - distante aproximadamente 25 quilômetros de Olímpia - e terei a honra de ser a primeira pessoa a carregar a tocha olímpica na minha na cidade”, comentou o professor de musculação e capoeira.
 
Aos 34 anos, Etiene chegou à Grécia em 2006 e promete não segurar a emoção durante os 250 metros em que carregar a tocha. “Representar o meu país vai ser especial. É importante ter um brasileiro, que mora aqui na Grécia, e que poderá participar de um momento tão importante”, disse o baiano nascido em Porto Seguro.
 
Programação - A Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica está marcada para as 12h desta quinta-feira.  Na programação, dentre outras atrações, estão previstos a execução do Hino Nacional do Brasil, recital de poemas, hasteamento de bandeiras e início do revezamento da tocha. 
 
Confira os detalhes do roteiro da Cerimônia:
 
12:00 – Cerimônia de Abertura
 
12:07 – Hino Olímpico
 
- Elevação da Bandeira Olímpica
 
- Hino Nacional do Brasil
 
- Elevação da bandeira brasileira
 
12:11 – Hino Nacional da Grécia
 
- Elevação da bandeira grega
 
- "A Luz de Olympia " , poema Takis Doxas recitado por Yiannis Stankoglou
 
- Fala de autoridades
 
12:23 – Discurso do Presidente do Comitê Olímpico Grego, Spyros Capralos
 
12:26 – Entrada dos oficiais cadastrados no Templo de Hera
 
12:32 – Cerimônia de Acendimento no Templo de Hera
 
- Entrada da Alta Sacerdotisa e das Sacerdotisas no Estádio Antigo com a chama olímpica
 
- Apresentação cultural das sacerdotisas
 
 12:50 – Entrega da Chama Olímpica pela Alta Sacerdotisa ao primeiro carregador da tocha
 
- Partida do primeiro carregador, o ginasta grego Lefteris Petrounias, para o Monumento a Pierre de Coubertin. (o primeiro brasileiro será o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio).
 
- Abertura do Revezamento da Tocha Olímpica
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook