Ministro pede ao COI que futsal seja incluído nas Olimpíadas

Falcão é o melhor jogador brasileiro de futsal / Foto: Ricardo Artifon / CBFS

Rio de Janeiro – O Ministro do Esporte fez um pedido incomum e em cima da hora para o Comitê Olímpico Internacional. George Hilton quer que o futsal faça parte dos Jogos Olímpicos do Rio, já em 2016, como esporte de demonstração.
 
O assunto ganhou força através do senador Hélio José que, durante a realização do Fórum Legislativo de Futebol, em Brasília, no Distrito Federal, questionou o porquê do futsal ser ausente do programa olímpico. O senador pediu ao ministro que tentasse a inclusão da modalidade para 2016.
 
Hilton, por sua vez, confirmou ter tentado que o esporte fosse lançado como demonstração em 2016, mas que a palavra final era total do Comitê Olímpico, que trabalha agora no processo de seleção de possíveis novas modalidades olímpicas para Tóquio 2020, como surfe e softbol.
 
“Entramos com o pedido de inclusão do futsal ao menos como modalidade demonstrativa nos Jogos Olímpicos de 2016. A intenção é que em Tóquio o futsal já esteja como integrante do programa olímpico, mas essa é uma decisão que não compete a mim ou a ninguém do Governo Federal, e sim ao Comitê Olímpico Internacional” declarou.
 
O futsal não faz parte do programa olímpico nem pan-americano. No Pan do Rio, em 2007, o esporte esteve também como demonstração, e o Brasil foi campeão com maestria, com Falcão no ápice de sua carreira.  
 
Praticado em 170 países o futsal é controlado pela Fifa desde 1989. O próximo mundial será em 2016, na Colômbia.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook