Mulheres são 45% nas Olimpíadas e maioria nos EUA e China

Mulheres em maior número do que nunca nos Jogos Olímpicos / Foto:: Tom Pennington / Getty Images

Rio de Janeiro - Ainda não é maior ou igualitária a participação feminina nos Jogos Olímpicos mas, o número alcançado na Rio 2016 será recorde: de todos os atletas, 45% são mulheres, o que configura a maior participação da história. 

Serão 5.183 atletas do sexo feminino, contra 6.275 homens. Em Londres, há quatro anos, foram 4.655 mulheres, 44,2% do total. Essa marca já era a maior da história. 

A meta deve ser, para as próximas edições, equipar os dois gêneros. Para se ter ideia, das 207 delegações com representantes no Rio, apenas 53 delas têm maioria feminina em suas bases, o que representa cerca de 25% do total. 

O Iraque é o país que mais se destaca na falta de presença feminina: são 26 homens inscritos e nenhuma mulher. "As mulheres praticam normalmente o esporte em nosso país. Não temos nenhum tipo de restrição. Infelizmente, elas não conseguiram a classificação para o Rio de Janeiro. Espero que tenhamos mulheres na equipe em Tóquio-2020", declarou um membro do Comitê Olímpico Iraquiano ao UOL.

Outras nações que não mandaram mulheres para o Rio foram Mônaco, Nauru, Tuvalu, Nauru e Vanuatu. Por outro lado, chama a atenção o fato de que, as duas principais potências do esporte mundial, China e Estados Unidos, têm em sua composição olímpica mais mulheres que homens: são 300 americanas contra 261 americanos e 252 chinesas contra 155 chineses.

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook