Murer, Cielo e Zanetti preferiam outros nomes para mascotes

Fabiana Murer e os mascotes / Foto: Reprodução / Facebook

Rio de Janeiro - Vinicius e Tom foram os nomes escolhidos pelo público para os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Porém, mesmo respeitando a história e relevânica de Vinicius de Moraes e Tom Jobim para o Brasil, campeões olímpicos assumem que preferiam outros nomes. 

Fabiana Murer, César Cielo e Arthur Zanetti, por exemplo, haviam escolhido Oba e Eba para batizar os bonecos e essa foi a segunda opção mais votada pelo público. Guilherme Dias, melhor atleta do taekwondo brasileiro, também discordou dos nomes e queria uma homenagem a algum campeão olímpico. 

"Eu queria Oba e Eba, mas gostei de Vinicius e Tom pelo fato de serem nomes e que marcaram a história e a cultura do Brasil", disse o ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico das argolas, em Londres 2012. 

Se Fabiana Murer e César Cielo já haviam manifestado nas redes sociais suas predileções por Oba e Eba, outros atletas de renome votaram nos vencedores. Sarah Menezes, campeã olímpica do judô, e Daniel Dias, maior nome paralímpico brasileiro da história, preferiam Viniciuis e Tom. 

Yane Marques foi mais contundente e disse que não vê ligação entre Vinicius e Tom e as Olimpíadas. "Sou admiradora do trabalho de ambos e, apesar de não visualizar ligação deles com os Jogos Olímpicos, achei uma linda homenagem", disse. 

Os nomes vencedores tiveram 44% dos votos, enquanto que Oba e Eba ficaram com 38%. Tiba Tuque e Esquindim foram os escolhidos de 18% dos votantes. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook