Nadador detona veto a técnico australiano nas Olimpíadas

Henrique Martins / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro – A exclusão do treinador australiano Scott Volkers da comissão técnica da seleção brasileira de natação, nas Olimpíadas Rio 2016, gerou reclamações por parte do nadador brasileiro Henrique Martins.
 
O atleta utilizou sua página pessoal no Facebook para contestar a decisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Henrique é treinado por Scott no Minas Tênis Clube e está classificado para disputar os 100m borboleta nos Jogos Olímpicos. Ítalo Duarte, atleta do Minas que representará o Brasil nos 50m livre no lugar de César Cielo, compartilhou a publicação.
 
"Hoje acordei com notícia de que, meu treinador Scott Volkers, foi excluído da comissão técnica que estará nas Olimpíadas Rio 2016. Segundo notícias, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, recebeu uma carta do presidente do comitê olímpico australiano, John Coates, pedindo a exclusão do Scott do time olímpico devido a acusações feitas a ele em 2001. De acordo com a BBC Brasil, o COB respondeu oficialmente aos australianos afirmando que o pedido será acatado e o técnico Scott Volkers não irá integrar o time olímpico", afirma Henrique.
 
O técnico australiano é acusado de cometer abuso sexual em nadadoras na década de 1980. Um julgamento de 2011 declarou o treinador inocente, mas o Comitê Olímpico Australiano solicitou, recentemente, que o COB vetasse a presença dele nas Olimpíadas.
 
"Scott Volkers foi o técnico com o maior número de atletas classificados para a Olimpíada Rio 2016 e, de acordo com os critérios da CBDA, se encaixa em uma das sete vagas da comissão técnica. Lembrando que o fato dele ser australiano não o impede de integrar a seleção brasileira, tendo ele participado de diversas seleções, inclusive do Pan Americano de 2015. Além das 4 Olimpíadas no currículo, o Scott tem mais medalhas olímpicas que todos os treinadores brasileiros juntos e sua experiência pode ser crucial nos momentos decisivos e nas performances de seus atletas", emendou o nadador brasileiro.
 
Por fim, Henrique pede que o COB reverta e decisão e deixe Scott participar dos Jogos. "Faltando 79 dias para os Jogos Olímpicos, torço para o COB tomar a decisão correta de convocar o treinador Scott Volkers, responsável por tornar o meu sonho olímpico e de vários outros atletas realidade. No momento mais importante de minha carreira, espero que meu técnico esteja ao meu lado para me orientar da melhor maneira possível. De acordo com o slogan do COB, "Somos Todos Time Brasil" e agora é o melhor momento de provar isso!", finalizou o atleta.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook