No clima dos Jogos, Madureira recebe aros Olímpicos de Londres

Uma grande festa celebrou a instalação dos aros Olímpicos no Parque Madureira / Foto: J.P.ENGELBRECHT / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - O maior símbolo dos Jogos Olímpicos está em um dos maiores ícones do Rio de Janeiro - cidade que entra cada vez mais no clima dos Jogos Rio 2016. Com direito a show de luzes e fogos de artifício, os aros Olímpicos - doados pela Grã-Bretanha - foram inaugurados nesta quarta-feira (20) no Parque Madureira, em cerimônia que contou com as presenças de Nawal el Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional, de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
 
“Os Jogos Olímpicos são de todos os cariocas e é importante que todos se sintam parte fundamental desse movimento que está transformando o Rio de Janeiro. Madureira é o coração do subúrbio do Rio, onde nossa identidade foi forjada, e é nas regiões mais pobres da cidade que os Jogos mais impactam”, disse o prefeito Eduardo Paes.
 
O presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, comemorou a chegada dos aros à cidade. “Os aros são a maior representação do movimento Olímpico e estão entre as imagens mais reconhecidas do mundo, sendo imediatamente associadas aos Jogos. Será uma grande oportunidade e estímulo para que o Rio de Janeiro entre ainda mais no clima dos Jogos memoráveis que acontecerão em 2016”, disse Nuzman.
 
Representação simbólica do maior evento esportvo do planeta, a estrutura não poderia deixar de ser grandiosa: feita de alumínio, pesa cerca de quatro toneladas e mede 25m de comprimento por 12m de altura - o equivalente a um prédio de quatro andares. Durante os Jogos Londres 2012, esses mesmos aros decoraram a ponte Tyne, um dos principais pontos turísticos da cidade de Newcastle, que foi uma das sedes das disputas do futebol. Em ato inédito, a Grã-Bretanha doou os aros ao Rio, que chegaram à cidade de navio. O transporte durou 20 dias (entre janeiro e fevereiro deste ano) e foi viabilizado pela Marinha do Brasil. Já em território carioca, os aros passaram por reparos antes da instalação no Parque Madureira, onde ficaram cobertos desde a última semana.
 
“É um gesto de amizade, que conecta povos que talvez nunca se encontrem, mas que terão agora algo em comum. Newcastle e Rio são cidades que valorizam a prática do esporte e os Jogos incorporam esse poder de união”, afirmou Nick Forbes, líder do City de Newcastle Council.
 
Entrelaçados, os aros - e não as cores, como comumente se diz - representam os cinco continentes unidos pelo Movimento Olímpico. As seis cores da bandeira Olímpica - azul, preto, vermelho, amarelo e verde, dos aros, além do branco, ao fundo - foram escolhidas por pelo menos uma delas ser vista nas bandeiras de todos os países do mundo.
 
Bairro berço do samba do carioca, Madureira será também um dos palcos para a torcida durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O Parque de Madureira - terceiro maior parque do Rio, com 93 mil m² - será um dos três espaços da cidade onde o torcedor poderá acompanhar gratuitamente as competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em telão. Os outros dois live sites dos Jogos serão no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, e na Frente Marítima (área que compreende a região portuária, entre a Avenida Rodrigues Alves e a Praça XV), no Centro da cidade. 
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook